Início » Servidores da Secretaria de Educação participam do curso “Gestão de Convênios Públicos”
Destaque Educação

Servidores da Secretaria de Educação participam do curso “Gestão de Convênios Públicos”

Curso está em sua quarta etapa e terá 04 dias de programação voltada à gestão financeira e transferência de recursos

Profissionais da educação iniciaram, nesta segunda-feira (27/03), às atividades do quarto ciclo do curso “Gestão de Convênios Públicos – Celebração, Execução, Acompanhamento, Fiscalização e Prestação de Contas”, realizado pela Consultre em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto. A programação se estende até quinta-feira (30/03). 

Voltado aos servidores da secretaria, o curso visa aperfeiçoar e capacitar profissionais para atuar no gerenciamento dos convênios públicos por meio da Plataforma +Brasil/SICONV. 

O intuito da atividade é buscar maior eficiência, eficácia e efetividade à atuação da administração pública no Estado do Amazonas. Por meio da Secretaria de Educação, o curso tem como objetivo, ainda, assegurar o acesso da população amazonense às políticas públicas proporcionadas pelos convênios.

A professora e advogada Silvana Gurgel, atual assessora jurídica da Secretaria de Educação, explicou que os temas voltados à educação financeira e de contas, especificamente centrados na nova Lei de Licitações, já vem sendo trabalhados pelos servidores e destacou a importância deles estarem tendo acesso a essa discussão.

“O curso é importante porque ele vai trazer as inovações da nova Lei em contraposição com a antiga Lei de Licitações e Contratos. Vamos falar um pouco sobre termos de fomentos, as legislações estaduais em contraposição com a legislação federal e procurar sanar as principais dúvidas dos servidores da secretaria”, explicou a assessora.

Sobre o curso

O curso “Gestão de Convênios Públicos” compreende um ciclo de quatro cursos voltados para a implementação da nova Lei de Licitações, a Lei 14.133. O ciclo foi iniciado com o curso voltado para a “Regulamentação da Nova Lei”. O segundo curso focou sobre o “Equilíbrio Econômico de Contratos”, já o terceiro curso referiu-se a “Projetos Básicos e Estudos Técnicos Preliminares”. 

O palestrante especialista em Políticas Públicas, em Gestão de Projetos e atuando há dez anos com transferências de recursos federais, estaduais e municipais, Edercio Bento, falou sobre a importância do tema “Convênios” ser apresentado e trabalhado entre os servidores.

“A Secretaria de Educação figura como concedente para os municípios e para as Organizações da Sociedade Civil (OSC), mas também ela capta recurso federal figurando como conveniente. E então é muito importante essa iniciativa da Secretaria em capacitar os seus servidores nesse tema”, enfatizou Edercio Bento. 

O quarto curso e parte final do ciclo, tem como objetivo trazer um conjunto de informações que possam contribuir no dia a dia dos servidores em seu trabalho de transferência de recursos. A programação se molda de acordo com as três fases das transferências.