Início » Polícias nos EUA ficam em prontidão para possível indiciamento de Donald Trump
Geral

Polícias nos EUA ficam em prontidão para possível indiciamento de Donald Trump

Foto: Reuters

Forças policiais de Nova York e outras grandes cidades dos Estados Unidos prepararam esquemas de segurança especiais nesta terça-feira, antecipando possíveis distúrbios caso o ex-presidente Donald Trump tenha sua prisão confirmada em um caso de suborno envolvendo a atriz pornô Stormy Daniels.

Em Nova York, onde Trump pode ser indiciado em um processo liderado pelo promotor Alvin Bragg, forças de segurança elevaram o nível de alerta após o anúncio do ex-presidente no sábado, quando Trump anunciou nas redes sociais que seria preso na terça-feira e convocou apoiadores a protestar nas ruas do país.

— O principal candidato republicano e ex-presidente dos Estados Unidos será preso na terça-feira da próxima semana. Proteste, recupere nossa nação! — escreveu Trump, em letras maiúsculas na rede social Truth (Verdade, em inglês).

Fontes policiais citadas pela CBS afirmaram que todo o efetivo policial de Nova York, incluindo investigadores, foram ordenados a vestir seus uniformes nesta terça e ficar de prontidão para serem mobilizados.

A BBC News noticiou que a Polícia do Capitólio, responsável pela segurança dos parlamentares americanos e das instalações do Congresso, em Washington, e equipes policiais em Los Angeles, foram orientadas pelas autoridades locais a aumentar o efetivo disponível para o caso de distúrbios.

Sem algemas

O Departamento de Polícia de Nova York e a força-tarefa antiterrorismo do FBI teriam entrado em contato com o Serviço Secreto americano, responsável pela segurança do presidente e de ex-presidentes, sobre como uma possível prisão de Trump deveria ser efetuada, ainda de acordo com o que noticiou a BBC.

Uma fonte anônima consultada pela Bloomberg afirmou que, caso a prisão se confirme, ele não será apresentado perante as câmeras algemado ou colocado em uma cela comum após ser fichado. O mais provável, disse a fonte, seria que o presidente ficasse sob custódia de agentes do Serviço Secreto.

— Sua posição de ex-presidente, para o bem ou para o mal, vai levar a um tratamento diferenciado. As avaliações de segurança são diferentes do que se ele fosse um cidadão comum. É menos provável que ele seja visto como uma ameaça à segurança do que um réu previamente desconhecido”— disse Temidayo Aganga-Williams, a um ex-promotor federal.

Em caso de prisão, as autoridades policiais provavelmente ligariam para o advogado de Trump como cortesia, pedindo-lhe que se entregasse aos detetives que trabalham com o promotor Alvin Bragg que ficam no mesmo prédio do tribunal de Merchan, segundo uma fonte.

O advogado de Trump, Joseph Tacopina, disse no final da semana passada que Trump se renderia às autoridades se houvesse uma acusação e não provocaria um impasse.

Depois que a papelada do processo for concluída, Trump será indiciado perante um juiz de Nova York, de acordo com a pessoa. Como as acusações não seriam crimes violentos, nenhuma fiança seria exigida, disse a pessoa.

Duas pessoas familiarizadas com a situação disseram que Trump provavelmente não terá que suportar a chamada ‘perp walk’, uma cortesia que não foi estendida a seu executivo de longa data, Weisselberg. O ex-diretor financeiro da Organização Trump foi conduzido por um longo corredor do tribunal algemado e guardado por detetives corpulentos enquanto os fotógrafos registravam o espetáculo.

De O Globo.