Início » Prefeitura de Manaus fortalece ações de educação em saúde sobre tuberculose em Cime da zona Leste
Manaus

Prefeitura de Manaus fortalece ações de educação em saúde sobre tuberculose em Cime da zona Leste

Como parte da programação da Prefeitura de Manaus pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participaram, na terça-feira, 14/3, à tarde, da Expo-TB, uma exposição sobre a tuberculose, que aconteceu no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Professor Dr. José Aldemir de Oliveira, no conjunto João Paulo, na zona Leste.

A exposição marcou o encerramento de uma programação desenvolvida ao longo de duas semanas, que abordou o tema “A prevenção começa na escola”, em que professores e alunos discutiram os impactos da doença, marcada ainda pelo estigma que, além da saúde, compromete a vida social e econômica. O evento de conclusão da programação contemplou exposições, peças teatrais, paródias e outras atividades lúdicas protagonizadas pelos alunos do estabelecimento de ensino.

O chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, Daniel Sacramento, destacou que a programação no Cime foi um marco importante porque, pela primeira vez, a Expo-TB foi realizada em uma escola municipal.

“Enfrentamos o desafio de sensibilizar os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, reforçando os conhecimentos sobre a doença, com destaque às formas de prevenção, para que eles não sejam vítimas da doença, futuramente. Além disso, esse público é um importante multiplicador de informação em suas famílias. Usamos jogos de tabuleiro, teatro e as aulas de português, ciências e outras disciplinas, para falar sobre prevenção, tratamento e apoio de todos, para que o paciente supere a doença”, acentuou.

Foram realizadas rodas de conversa entre docentes e profissionais de saúde, para discutir as estratégias de como integrar o conhecimento sobre tuberculose em sala de aula. “O objetivo foi apoiar os docentes para que o tema fosse contemplado de forma simples, sem uma linguagem formal, de modo a facilitar a compreensão sobre o assunto”, explicou Daniel Sacramento.

A gestora do Cime Professor Dr. José Aldemir de Oliveira, Zilene Trovão, elogiou a ação intersetorial, que uniu Semsa e Secretaria Municipal de Educação (Semed), e enfatizou que a iniciativa foi necessária para promover e multiplicar conhecimento tanto na escola quanto na comunidade.

“Acreditamos em uma educação transformadora que vai além da escolarização e da estrutura de um estabelecimento de ensino. Consideramos que a saúde da comunidade é importante e tem impacto direto na escola. Estou muito feliz porque foram duas semanas intensas de um trabalho belíssimo do qual surgiram cartazes, músicas, shows, poesias e outras ações em que os alunos e professores saíram fortalecidos dessa experiência”, assinalou.

Para Ingrid Raffaela Laranjeira, aluna do Cime Professor Dr. José Aldemir de Oliveira, que participou da paródia e da construção de poemas, o aprendizado foi proveitoso. “Foi muito legal, porque a gente aprendeu muita coisa. Eu agora sei que é preciso cuidar de uma tosse que dura mais de três semanas”, explicou.

A Expo-TB é uma iniciativa do Comitê de Tuberculose do Amazonas, formado por secretarias municipais e estaduais, institutos de ensino e pesquisa e organizações da sociedade civil, do qual as secretarias de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed) fazem parte.

Dados da Semsa demonstram que, em 2022, um total de 2.667 casos de tuberculose foi notificado na capital. Quando comparado a 2021, quando 2.313 casos foram registrados, percebe-se uma elevação. Este ano, 332 casos de tuberculose em Manaus já foram notificados.