Início » Construtora catarinense investe em reserva de unidades
Notícias Corporativas

Construtora catarinense investe em reserva de unidades

Diretor da WOA explica como essa estratégia está influenciando o mercado imobiliário da região

O mercado imobiliário no país vive um momento de ascensão. Segundo dados  da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o segmento no país teve crescimento de 23,5% nas vendas de imóveis novos em 2023. Neste cenário, focando em valorização imobiliária, a construtora catarinense WOA está investindo no conceito de reserva de unidades especiais para venda futura.

A prática, ainda pouco explorada no Brasil, começou a ser adotada por construtoras como a WOA e consiste principalmente na valorização do produto, sendo usada como estratégia de consolidação no mercado imobiliário. Santa Catarina, estado que concentra quatro das 10 cidades que mais valorizaram em 2023, segundo Índice FipeZap +, é para onde a construtora direciona seus mais novos empreendimentos.

O diretor da WOA, Walter Silva Koerich, explica que é preciso entender o comportamento do consumidor. “Algumas unidades ficaram fora da tabela e foram sendo inseridas ao longo dos anos. Nossa prática começou em 2010, quando apresentamos os primeiros empreendimentos com assinatura WOA ao mercado”.

Koerich comenta também que, após a entrega do último produto da construtora, na avenida Beira-mar de Florianópolis, em 2018, direcionado a um público de alto padrão, a empresa consolidou uma visão na estratégia de valorização a longo prazo. “Agora, com a grande demanda, estamos liberando as últimas unidades do Simphonia WOA Beiramar que, estrategicamente, foram mantidas fora da tabela de vendas até então. São imóveis que valorizaram, num curto intervalo de tempo, acompanhando os dados de mercado”, explica o empresário.

Tendências do mercado

Marcus Araújo, pesquisador de mercado imobiliário, fundador da Datastore, futurologista do morar, aponta a prática de reserva de unidades como uma tendência no mercado imobiliário. “Quando a própria incorporadora reserva unidades estratégicas para uma venda para atender esse novo espectro da demanda, as outras unidades também valorizam conjuntamente e todos podem ganhar, até os próprios investidores que também têm suas unidades para venda aos consumidores”, ressalta o especialista.

Além da estratégia da retenção de unidades, de acordo com o diretor da WOA, outros fatores impulsionam esse crescimento do mercado. “A valorização também é reflexo da qualidade da entrega, da evolução do setor, que trabalha para atender públicos distintos, aproveitando a demanda e o cenário econômico propício para investir ou comprar um imóvel”, completa Walter Silva Koerich.