Início » Combate à tuberculose: Saúde promove ação de intensificação no controle da doença em Tefé
Saúde

Combate à tuberculose: Saúde promove ação de intensificação no controle da doença em Tefé

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

 A ação faz parte da campanha estadual de Combate à Tuberculose

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, até esta sexta-feira (24/03), uma ação de intensificação para o controle da tuberculose em Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus). A ação faz parte da Campanha de Combate à Tuberculose que acontece desde segunda-feira (20/03).

As ações ocorrem em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Tefé. No município, a equipe da FVS-RCP atua no Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT-AM) e realiza a ação com o objetivo de buscar sintomáticos respiratórios, que são pessoas com tosse por mais de duas semanas.

Há ainda intensificação de busca por casos de Tuberculose para a investigação de Tuberculose Ativa e Tuberculose Latente, que é quando há a infecção, mas o paciente não apresenta  sinais e sintomas comumente chamada de Infecção Latente da Tuberculose (ILTB).

A ação busca também qualificar profissionais do município quantos aos fluxos de atendimento e tratamento de casos da doença e da infecção latente. “É de extrema importância identificar precocemente os casos de tuberculose no interior do Amazonas, pois a pessoa  doente, sem tratamento, continua transmitindo para outras pessoas, o risco de gravidade e até mesmo a morte pela doença”, afirma a coordenadora do PECT-AM, Lara Bezerra.

A coordenadora destaca que, além da detecção precoce e tratamento oportuno da doença, é preciso que os contatos dos casos de Tuberculose sejam investigados para Tuberculose e Tuberculose Latente, de modo que os contatos infectados realizem o tratamento preventivo da Tuberculose e reduza o risco de adoecimento pela doença.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Ações em Tefé

As ações da Campanha Estadual de Combate à Tuberculose incluem: investigação de contatos de casos de tuberculose, treinamento em sistemas de informação para notificação de casos da doença, oficina de diagnóstico e tratamento da doença e da ILTB para os profissionais de saúde do município, além da Exposição da Tuberculose (EXPO-TB) em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose para estudantes de instituição de ensino no município.

Tuberculose

A Tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos.

No Amazonas, em 2022, foram registrados 3826 casos e 214 óbitos pela doença. Em 2023, 469 casos foram registrados, sendo 295 em janeiro, 166 em fevereiro e 08 em março. Os dados estão disponíveis em painel epidemiológico em: https://www.fvs.am.gov.br/indicadorSalaSituacao_view/126/2.

Ainda no estado, somente em 2022, 1.346 pessoas foram beneficiadas pelo tratamento da ILTB que reduz em até 90% o risco de desenvolver tuberculose.

com informações da assessoria.