Início » Governo do Amazonas leva alimentos para famílias atingidas pelas fortes chuvas em Manaus
Amazonas

Governo do Amazonas leva alimentos para famílias atingidas pelas fortes chuvas em Manaus

Por meio do Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos, famílias do bairro Nova Floresta receberam ajuda

O Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (Pcodepa), do Governo do Amazonas, executado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), nesta segunda-feira (13/02), cerca de 600 quilos de alimentos entre verduras, frutas e legumes, às vítimas do deslizamento de terras, ocorrido no bairro Nova Floresta.

As coletas foram realizadas na Feira da Manaus Moderna e Feira da Banana, entregues na Escola Municipal Helena Augusta Walcott, Av. Itaúba,bairro Jorge Teixeira, zona Leste, para atender as famílias afetadas pelo deslizamento, ocorrido no domingo (12/03).

O coordenador do Pcodepa, Carlos Henrique Conceição, ressaltou a importância do programa nessa situação. 

“O Sistema Sepror, juntamente com a Semacc, está colaborando para ajudar as vítimas do desabamento. Esses alimentos, que seriam descartados, ainda possuem valor nutricional e vão alimentar essas famílias que estão passando por necessidade, após a tragédia”, destacou.

O Pcodepa 

Integra as ações do Governo do Amazonas voltadas para a segurança alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade. O programa estadual realiza a coleta em feiras, supermercados e outros estabelecimentos parceiros de alimentos, que não são comercializados, mas que mantêm qualidade para o consumo, tendo todos os valores nutricionais preservados.

Em 2023, foram coletadas mais de 72,7 toneladas de alimentos. Em 4 anos, foram coletadas mais de 750,9 toneladas de alimentos e atendeu 1.4000 instituições de Manaus, que beneficiaram mais de 500 mil famílias em vulnerabilidade social e nutricional.