Início » Início de ano letivo no Cetam é oportunidade de geração de emprego e renda para milhares de alunos
Destaque Economia

Início de ano letivo no Cetam é oportunidade de geração de emprego e renda para milhares de alunos

Instituição de ensino conta com mais de 500 cursos e é referência na região Norte

Com mais de 8,4 mil alunos matriculados, o novo ano letivo do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) é oportunidade de geração de emprego e renda, além de mudança de vida para estudantes. Nesta segunda-feira (06/03), o governador Wilson Lima anunciou que a ampliação de formação na capital e no interior é uma das prioridades do governo.

O egresso do curso de prótese dentária, Edson Vidal, 50, viu seu sonho se tornar realidade depois de se formar no curso gratuito de Prótese Dentária. A oportunidade o levou a abrir uma clínica e, hoje, ele também está no 5º período do curso de Odontologia.

“Antes eu trabalhava como motorista e tinha muitas dificuldades para estudar, mas depois que concluí o meu curso técnico, aumentei as minhas expectativas e, mesmo hoje, com 50 anos de idade, pude realizar muitos sonhos. Posso dizer que estudar no Cetam foi uma porta que se abriu para mim”, disse Edson.

Quando decidiu se qualificar na área da beleza, Lariza Reis, 25, não acreditava ser possível chegar tão longe. Já foram seis cursos realizados na instituição. Hoje, ela tem seu próprio salão de beleza e continua se especializando.

“O Cetam abre portas de trabalho e eu empreendi através dele. Trabalho na área e montei meu estúdio. E eu sempre estou aqui atualizando meus cursos”, afirmou a empreendedora e aluna da instituição.

Com mais 500 cursos no catálogo, o Cetam é referência na região Norte por possibilitar uma imersão nas áreas de atuação e qualificar os alunos para o mercado de trabalho.

Entre os cursos que começam neste novo ano letivo estão: enfermagem e multimídia em nível técnico; e a nível de qualificação profissional os cursos de depilação, design de sobrancelhas, informática básica e avançada.

Nova unidade

O governador Wilson Lima anunciou uma nova unidade, voltada à gastronomia, na área central de Manaus, que será inaugurada ainda neste semestre.

A nova sede terá capacidade para atender mil alunos e deve ser mais um importante polo de qualificação profissional. Os cursos de qualificação devem ser de 2 a 3 meses e os técnicos, em dois editais, serão de um ano e meio a dois anos.

Esta será a quarta de três novas escolas do Cetam já inauguradas na gestão de Wilson Lima.

O governador também renovou o parque de informática do Cetam. Já são 44 municípios com serviço de internet regular e, a previsão, é de que a cobertura chegue a 100% nos próximos meses.

De 2019 a 2022, mais de 611 mil vagas foram ofertadas pelo Governo do Amazonas em cursos técnicos, especializações técnicas e qualificação profissional por meio do Cetam.