Início » Aumenta a procura por imóveis de médio e alto padrão
Notícias Corporativas

Aumenta a procura por imóveis de médio e alto padrão

De acordo com a ABRAINC/FIPE, o mercado imobiliário mostra aumento de 51,9% na venda de imóveis de Médio e Alto Padrão em 2022 em relação ao ano anterior.

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), realizou, no início do ano, uma pesquisa para identificar os dados indicadores de vendas no setor imobiliário para o ano de 2023. A pesquisa, realizada com 20 empresas associadas à ABRAINC, revelou dados sobre o desempenho dos lançamentos, vendas e entregas no mercado.

De acordo com o levantamento de dados, que corresponde aos meses de novembro/2022, dezembro/2022 e janeiro/2023, o setor de vendas de imóveis de Médio e Alto padrão (MAP) apresentou um crescimento de 36,4%, demonstrando o interesse pelos empreendimentos das duas categorias. Já em relação aos últimos 12 meses, o crescimento reportado foi de impressionantes 62,7%.

O destaque no mercado de MAP nos últimos trimestres se deve a uma combinação de fatores, como é apoiado pelo gerente de Vendas da Auxiliadora Predial, Mario Guaranha. “A procura por imóveis de Médio e Alto Padrão se deve a uma combinação de fatores, como o aumento no investimento em excelência e inovação, junto da confiança e desejo dos compradores por maior qualidade de vida. Essa soma torna esse segmento um investimento sólido e seguro para investidores e a realização de um sonho para os compradores”, explica.

Ainda, destaca-se o aumento na confiança do comprador em comparação aos últimos 12 meses, com uma queda de 9,4% na relação entre distratos e vendas de MAP, indicando o período sólido e positivo atual do mercado imobiliário.

Cenário Favorável para Investidores e Compradores

Apesar do aumento na demanda por imóveis de MAP, os índices apontados pela pesquisa revelam que durante o período estudado foi registrada uma queda de 74,8% nos lançamentos em comparação ao ano anterior. Os dados reforçam que essa tem sido a tendência do mercado no último ano estudado, com uma queda total de 37,6% nos lançamentos e um aumento de 59,1% nas vendas.

Em meio a esse cenário, a Auxiliadora Predial afirma seu compromisso com a excelência no mercado imobiliário. “Nosso compromisso é oferecer soluções inovadoras e personalizadas que atendam às expectativas de nossos clientes. O mercado de MAP apresenta grandes oportunidades de investimento e retorno financeiro, e estamos aqui para orientar nossos clientes em cada passo do caminho para garantir uma experiência gratificante e lucrativa”, comenta Guaranha.

O desempenho positivo no segmento MAP indica um ambiente favorável tanto para investidores quanto para compradores de imóveis de médio e alto padrão.