Início » Conselho Municipal de Saúde apoia conferência dos povos indígenas
Manaus

Conselho Municipal de Saúde apoia conferência dos povos indígenas

Com o objetivo de fortalecer a participação na formulação das políticas públicas de saúde, o Conselho Municipal de Saúde (Comus) participou da I Conferência Livre de Saúde dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno, que aconteceu nesta terça-feira, 28/2, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no bairro Adrianópolis, na zona Centro-Sul de Manaus.

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, o evento foi promovido pela Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime), e reuniu, além de lideranças indígenas, representantes dos conselhos municipal e estadual de Saúde (CES e CMS),  Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Ministério Público Federal (MPF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), Escola de Enfermagem e outras instituições para  discutir as demandas e as propostas de aprimoramento da política de saúde para os povos indígenas de Manaus e seu entorno.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Carneiro, explicou que, como convidado do evento, o papel do CMS é justamente o de colaborar para que iniciativas como as de hoje possam ser estimuladas, a fim de que interesses e necessidades de grupos indígenas tenham espaço.

“O evento de hoje é uma etapa preparatória para a Conferência Municipal de Saúde e é um espaço privilegiado para discutir propostas e diretrizes do interesse das populações indígenas. É um espaço para defender seus anseios e necessidades. É importante pontuar que estas demandas terão repercussão não só na conferência municipal, mas também nas etapas posteriores, como na Conferência Estadual de Saúde e na 17ª Conferência Nacional de Saúde”, pontuou.   

O conselheiro municipal de saúde e também representante da Copime, Jason Kokama, destacou que a conferência foi um marco importante para os povos indígenas pelo seu ineditismo, representando um avanço para discussão de propostas específicas que serão defendidas na etapa municipal.   

“Nós fizemos um amplo chamamento para que todos participassem aqui conosco das discussões e estamos vendo que nosso chamado foi atendido. Deste evento sairão propostas importantes para a conferência municipal, com eleição de nossos representantes no colegiado. Participar é uma forma de acompanhar de perto a formulação da política e entender que queremos um sistema de saúde mais forte”, acentuou.

Além das conferências livres, estão previstas cinco pré-conferências distritais a partir do dia 17/3, nas quais cada distrito de saúde discutirá as demandas relacionadas a cada zona geográfica de Manaus.

Essas discussões contarão com a participação paritária de trabalhadores, gestores e usuários das zonas Norte, Sul, Leste, Oeste, rural e ribeirinha. “Já temos 911 participantes inscritos. Estamos com a programação já definida para garantir a discussão das propostas e diretrizes que irão nortear os planejamentos da gestão nos próximos quatro anos. A participação de todos é fundamental para fortalecermos a saúde pública”, assegurou Jorge Carneiro.