Início » Casarão de São Vicente tem projeto analisado pelo Iphan para o ‘Nosso Centro’
Manaus

Casarão de São Vicente tem projeto analisado pelo Iphan para o ‘Nosso Centro’

Os gradis e balaustradas de ferro fundido do imóvel no número 89, na rua Bernardo Ramos, serão restaurados durante a obra arquitetônica do futuro Casarão de São Vicente pela Prefeitura de Manaus.

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) finaliza anotações técnicas solicitadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Amazonas para aprovação da proposta no órgão federal. A previsão é protocolar até o final desta semana.

Abandonado e fechado há anos, o casarão de cor azul faz parte do projeto “Nosso Centro”, lançado na gestão do prefeito David Almeida, e a intervenção visa transformar a edificação em um espaço público para ampliar contato e conexões com diferentes instituições ligadas a inovações, como startups, universidades, investidores e grandes corporações.


O imóvel está localizado hoje em área protegida pelo Iphan, sendo uma unidade de interesse de preservação 2º Grau de acordo com Decreto 7.176/2004. O uso proposto para o casarão é de ser um hub de inovação, proporcionando ao setor e para startups um ambiente para testar sua tecnologia e fazer compartilhamento de informações ou serviços entre pessoas, empresas ou grupos.

O prédio terá térreo, pavimento superior e terceiro piso, onde será adicionado um terraço com vista para o rio Negro e área técnica. “A intervenção prevê manter a estrutura dos pavimentos, quanto aos gabaritos e sua divisão foi prevista para atender a necessidade do hub, deixando a obra agradável, segura, moderna e adaptada à acessibilidade”, explicou o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Em todos os andares, foram projetados blocos de banheiros masculinos e femininos acessíveis e familiares; além de um elevador e uma escada que completam a circulação vertical.


O pavimento térreo conta com acesso principal, administração, estar, recepção e um salão com área de 57,70 metros quadrados para eventos. Quanto ao pavimento superior, tem área para eventos maiores, totalizando 122,07 metros quadrados.

Quanto ao terraço, será destinado à alimentação, com um café e área de mesas, além de área técnica. Todos os elementos serão restaurados conforme os padrões originais da edificação, com inclusão de painel de vidros nas portas a fim de levar iluminação natural para dentro do prédio. As cores nas fachadas estão especificadas e foram escolhidas de acordo com manual de pintura para o centro histórico disponibilizado pelo Iphan.

“O ‘Nosso Centro’ começa a tomar forma real, com o início das intervenções neste ano. E contamos com o comprometimento e a cooperação com o Iphan-AM, que tem buscado priorizar os projetos que vão promover reabilitação de parte do centro de Manaus”, disse o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Intervenções

Para a região, são quatro intervenções integradas que vão modificar a maneira que os manauaras enxergam a área central da capital, incluindo o mirante e o largo de São Vicente, além do Casarão de São Vicente. “Serão atrativos culturais, gastronômicos e, especialmente, turístico local, nacional e internacional, com previsão de entrega para junho de 2023. São projetos que Manaus sentirá orgulho quando estiverem concluídos”, completou Valente.