Início » Carnaval na Floresta: Bloco da Saúde combina folia com prevenção de doenças no Sambódromo de Manaus
Manaus

Carnaval na Floresta: Bloco da Saúde combina folia com prevenção de doenças no Sambódromo de Manaus

Bloco reúne servidores da saúde do Governo do Amazonas

O Bloco da Saúde desfilou, neste sábado (18/02), alertando para a prevenção de doenças e infecções, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus. Mesmo com chuva, a iniciativa reuniu foliões e contou com o envolvimento de diferentes instituições que passaram pela avenida do samba.

A iniciativa é uma estratégia de prevenção, educação em saúde e mobilização social e é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Ao ritmo de marchinhas carnavalescas, algumas criadas específicas para o bloco, os foliões se dividiram no bloco “Xô Mosquito”, de prevenção a arboviroses (dengue, zika e chikungunya); e no bloco “Bora Combinar – Abram Alas para Prevenção Combinada” de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). As duas equipes são coordenadas pela FVS-RCP.

O Bloco da Saúde também destacou a importância da doação de sangue com o “Bloco do Vampirão”, que, este ano, traz como lema “Antes de cair na folia, doe sangue e alegria”.

“Temos que nos prevenir contra as doenças e infecções. A iniciativa é para lembrar que a Saúde está em todos os momentos, inclusive no Carnaval. Para brincar o Carnaval, lembre-se também de manter o ciclo de vacina contra a Covid-19 atualizado. Todos do Bloco da Saúde estavam com a vacina em dia”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

O desfile do bloco “Bora Combinar – Abram Alas para Prevenção Combinada” incluiu até o Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTA Itinerante), que funciona em ônibus preparado para testagem rápida de HIV, Sífilis, Hepatites B e C.

“Durante a festa de Carnaval, todo mundo está muito feliz, muito alegre, brincando, mas o ideal é que a gente possa terminar todos esses dias de Carnaval em segurança e com saúde”, ressalta Luciana Koba, coordenadora do Programa  Estadual de HIV/Aids e IST’s.

Um dos foliões do bloco foi o educador comunitário Gabriel Mota, do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB) da Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). O educador destacou a participação de Organizações da Sociedade Civil (OSC) e movimentos sociais na ação.

“Trazer a Sociedade Civil junto com os movimentos sociais e com o poder público para construir essa campanha de prevenção combinada é um marco para a saúde pública do Amazonas. Construir (a campanha) coletivamente fica mais interessante para chamar a atenção das pessoas”, ressaltou o educador.

Durante o desfile do Bloco da Saúde e das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus, a Saúde realizou, ainda, ações de prevenção às IST’s, HIV/Aids e hepatites virais em tendas abaixo do Bloco D do Sambódromo com testagem e aconselhamento. A atividade também ocorre na programação de Carnaval, que será realizada neste domingo (19/02), e nos dias 25 e 26/02.

Instituições parceiras

Além do Hemoam, também integraram o Bloco da Saúde: Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus.

No desenvolvimento das ações de prevenção às ISTs, além da FMT-HVD, também fizeram parte diferentes instituições, como Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), Associação de Travestis Transexuais e Transgêneros do Amazonas (Assotram), Movimento Nacional das Cidadãs Positivas (MNCP), Associação de Redução de Danos do Amazonas, Fórum AHF Brasil e Rede Amizade.