Início » Idam realiza capacitação em meliponicultura em Rio Preto da Eva
Economia

Idam realiza capacitação em meliponicultura em Rio Preto da Eva

Ação beneficiou 20 agricultores familiares com noções de confecção de caixas e iscas

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) segue com as ações de capacitação em meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). A mais recente iniciativa foi no município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), na terça-feira (14/02), com a participação de 20 produtores rurais, em mais uma etapa do projeto do instituto, que leva capacitação em todas as etapas da cadeia produtiva.

“Durante esta etapa nós trabalhamos a confecção de caixas e iscas, com uma parte teórica abordando a escolha da madeira; os componentes das caixas: lixeira, ninho sobre ninho, melgueira, a importância de cada uma delas e suas funções; e uma parte prática de confecção de caixas e iscas”, descreveu Igor Graciano, engenheiro agrônomo responsável por coordenar a capacitação.

Ainda conforme Igor, a iniciativa faz parte de um projeto que se iniciou em 2021, focado em cursos de capacitação de abrangem tópicos voltados a todos os aspectos da cadeia produtiva da meliponicultura: confecção de caixas, boas práticas de manejo e comercialização do mel. A ação foi realizada com o apoio da Secretaria de Produção de Rio Preto da Eva.

Meliponicultura

A meliponicultura, quando integrada às demais atividades da propriedade, tem papel fundamental na polinização da maioria das plantas frutíferas e da flora nativa, contribuindo com o aumento da produtividade e produção agrícola. Proporciona também o mel e seus subprodutos, viabilizando a segurança alimentar e nutricional, bem como a geração de ocupação econômica e renda aos agricultores familiares

O Idam tem se focado, por meio de suas Ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), na capacitação de técnicos, beneficiários e multiplicadores, legalização da atividade junto aos órgãos competentes, melhoria da qualidade do mel e seus subprodutos, e o apoio à comercialização.