Início » Wilson Lima vai presidir federação entre PP e União Brasil no Amazonas
Destaque Política

Wilson Lima vai presidir federação entre PP e União Brasil no Amazonas

O governador Wilson Lima (UB) deverá presidir no Amazonas as ações da nova federação, a ser formada entre os partidos PP e União Brasil. O anúncio oficial da união entre as duas legendas deve acontecer na primeira semana de março. A criação do grupo e presidências estaduais ainda dependem de articulações regionais, mas já há definição para o comando nas unidades em que o governador for filiado a um dos partidos, como no Amazonas, garantindo o posto ao governador Wilson Lima. As cúpulas das siglas em Brasília esperam acertar a federação nos próximos dias.

Com a união das legendas, a bancada na Câmara deverá ter 108 deputados, levando em conta os parlamentares atualmente em exercício. Com isso, a junção cria a maior bancada da Casa, ultrapassando o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, que conta com 99 parlamentares; e a segunda maior do Senado: 15 senadores contra os 16 do PSD. 

A federação é alternativa à extinta coligação proporcional: estabelece que, além das chapas nas eleições proporcionais de 2024 e 2026, os partidos integrantes devem ter unidade também nas votações de bancada durante o mandato.