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Manaus

Servidores da Semasc participam de capacitação sobre relações interpessoais da prefeitura

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou nesta quinta-feira, 9/2, a capacitação “Comportamento Social: Habilidades Sociais e Competência Social”, voltada aos servidores e prestadores de serviço da secretaria.

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou nesta quinta-feira, 9/2, a capacitação “Comportamento Social: Habilidades Sociais e Competência Social”, voltada aos servidores e prestadores de serviço da secretaria.

Com apoio da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), a ação contou com a participação de mais 500 servidores de todos os departamentos envolvidos diretamente no atendimento de usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), como técnicos de cadastro, psicólogos, entrevistadores sociais, conselheiros tutelares e coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas). O evento foi realizado na sede da Semasc, no Centro de Manaus.

De acordo com o secretário da Semasc, Eduardo Lucas, o treinamento também faz parte do processo de humanização do atendimento à população prestado pelos equipamentos socioassistenciais da Prefeitura de Manaus, que teve início no ano passado com o processo de revitalização de 18 unidades de assistência social da capital.

“Não queremos simplesmente atender, nós queremos atender com qualidade e acolher as pessoas que vêm até nós, pessoas que estão em situação de extrema vulnerabilidade e que precisam ser bem recebidas, acolhidas e atendidas para que assim possam receber as melhores respostas da Prefeitura de Manaus”, concluiu o secretário.

Segundo Aninha Nascimento, diretora de Área de Proteção Social, o evento é pioneiro e assertivo ao reunir tantos profissionais, públicos e privados, para garantir o alinhamento de ideias na hora de lidar com o usuário. “A ideia é que todos se unam e realizem um trabalho coletivo, organizado. Isso é fundamental, justamente porque se você não está bem relacionado e coeso dentro de um grupo, não se chega a lugar algum”.

Além do trabalho de relações interpessoais e acolhimento, o treinamento ainda trouxe orientações técnicas quanto ao Cadastro Único, benefícios socioassistenciais, legislação e aplicação.

“Só assim nós vamos divulgar a legislação de maneira correta. Se todos nós possuímos as informações corretas, consequentemente passamos as informações corretas e alinhadas ao público que precisa desses programas”, explicou a coordenadora do Programa Auxílio Brasil e Cadastro Único no estado do Amazonas, Ana Cláudia Soares.

“Esse primeiro encontro está sendo primordial para que sejam alinhados os serviços e o atendimento oferecidos à população. Como temos 20 Cras em Manaus e cada um possui um perfil diferente a se trabalhar, com diversos tipos de profissionais, é interessante que ocorra esse alinhamento a fim de priorizar a humanização do atendimento. Quando a equipe toda consegue se organizar dentro de uma única linha de pensamento quem ganha é o usuário”, completou ainda a coordenadora do Cras Compensa, Zilmara Batista.