Início » Incentivo à leitura: Manauara Shopping doa livros a instituições sociais
Manaus

Incentivo à leitura: Manauara Shopping doa livros a instituições sociais

Ação faz parte do projeto “Leitura Para Todos”, reforçando a importância dos livros como agentes de transformação social.

O Manauara Shopping vai distribuir, até o fim deste mês, 2.863 livros para 13 instituições em 11 bairros de Manaus. A iniciativa faz parte da quarta edição do projeto “Leitura Para Todos”, proposto pela ALLOS, a maior plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina, da qual o Manauara é integrante. O projeto busca impactar positivamente a vida de crianças em situação de vulnerabilidade, promovendo o hábito da leitura e a conscientização ambiental.

Além de receberem os livros, as instituições também receberão uma rodada de contação de histórias, para envolver ainda mais as crianças e estimular a imaginação e o amor pela leitura.

As instituições beneficiadas abrangem bairros como Mauazinho, Petrópolis, Alvorada, Centro, Dom Pedro, Nossa Senhora das Graças, Monte das Oliveiras, Tancredo Neves, Redenção, Santo Antônio e Cachoeirinha. Entre as entidades que receberão as doações, estão o Lar Batista Janell Doyle, Centro Municipal de Educação Infantil Professora Odete de Araújo Puga Barbosa, Abrigo Moacyr Alves, Associação Hermanitos, Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC-AM), CMEI Professora Joelma Silva de Oliveira, Instituto Ágape Manaus, Associação Missionária de Apoio e Resgate, Lar Fabiano de Cristo – Unidade Casa Joana de Ângelis, Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio, Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam), Legião da Boa Vontade e o Grupo de Apoio aos Portadores de Doenças Onco Hematológicas (Grupo Raio de Sol).

O livro escolhido para este ano é “Suvaco – O oceano e uma viagem no tempo”, escrito por Jana del Favero e Mariana Trindade, com ilustrações de Gilberto Cunha Jr e Mariane Soares. A obra aborda a necessidade do cuidado com o oceano e o meio ambiente, trazendo a possibilidade de dois desfechos distintos, dependendo de como os humanos cuidarão do oceano nos próximos anos.

A gerente de marketing do Manauara Shopping, Karla Henderson, destaca que além de incentivar a leitura, a ação também se conecta com os compromissos de sustentabilidade firmados pelo shopping, dentre estes, o de alcançar um índice de 90% de reciclagem dos resíduos sólidos gerados nas operações, implantar infraestrutura completa para reuso de água em todo o portfólio, e atingir a marca de carbono zero. “Estamos muito felizes em poder contribuir para a educação e o desenvolvimento das crianças, além de promover a consciência ambiental desde cedo. Este projeto é uma grande oportunidade de mostrar como os livros podem transformar vidas e construir um futuro melhor”, pontua.

O projeto iniciou em shoppings centers de todo o país em 8 de junho, no Dia Mundial dos Oceanos. “Em mais uma edição do projeto, reforçamos o nosso objetivo de promover o hábito da leitura para crianças em situação de vulnerabilidade social. Dessa vez, temos ainda a oportunidade de abordar a importância da conscientização ambiental para os pequenos. A história do livro traz uma narrativa que incentiva a preservação do meio ambiente”, conta Ana Paula Niemeyer, diretora de Marketing da ALLOS.

O Instituto da Criança, parceiro do projeto, é responsável pelo mapeamento, validação e seleção das instituições sociais contempladas desde a primeira edição, em 2021. Até agora, o projeto já doou mais de 610 mil livros para 872 instituições.

Sobre o Manauara Shopping

Inaugurado em abril de 2009, o Manauara Shopping tem sua temática inspirada na fauna, na flora e na cultura da Amazônia, representados em grafismos, decoração, e mobiliários que possuem acabamento com cores e materiais do artesanato local. O “Encontro das Águas” dos rios Negro e Solimões, uma das maiores atrações turísticas de Manaus, inspirou o logotipo do empreendimento e está representado na cobertura do edifício. Com 47 mil m² de ABL, possui 234 lojas distribuídas entre os seus quatro pisos: Buriti, Açaí, Tucumã e Castanheiras. Além de 10 lojas âncoras, conta com uma ampla oferta de lazer com salas de cinema UCI, o Magic Games – espaço de jogos e diversões eletrônicas – e um teatro com 600 lugares. O Manauara Shopping possui o Certificado de Excelência 2016, na categoria Compras do TripAdvisor, pela boa qualidade das avaliações que recebe de clientes e visitantes e está em terceiro lugar na categoria Pontos Turísticos da cidade de Manaus.

Sobre a ALLOS

Somos a mais inovadora plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina. Nosso portfólio tem 62 shoppings próprios e administrados – referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços.

Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa também foi reconhecida com o selo I-Diversa (B3) e o selo ouro GHG Protocol.