Início » ‘Recicla, Galera’: Preocupação ambiental e valorização dos catadores são legados do Festival de Parintins
Meio Ambiente

‘Recicla, Galera’: Preocupação ambiental e valorização dos catadores são legados do Festival de Parintins

Promovida pelo Governo do Amazonas, a ação ambiental incentivou a destinação correta de resíduos recicláveis durante o festival e gerou renda para os catadores

O legado da ação ambiental “Recicla, Galera”, durante o 56° Festival Folclórico de Parintins, aos poucos se reflete em uma mudança cultural na comunidade, com a conscientização e a participação dos cidadãos na separação e no descarte adequado dos resíduos. Isso ocorre porque, hoje, Parintins conta com quase 40 ecopontos espalhados pela cidade, resultado do projeto da Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

Na perspectiva de Marcivone Casemiro, presidente da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), ao implementar a destinação correta de resíduos e pontos de coleta de lixo reciclável, a cidade deu mais um passo significativo em direção à sustentabilidade. “É importante que a sociedade encare essa questão dos resíduos de maneira diferente, fazendo a separação adequada, pois muitas pessoas não têm esse hábito, achando que todo o lixo vai junto. Agora existem vários pontos de coleta espalhados na nossa cidade. O catador fica satisfeito ao chegar e encontrar tudo separado”, destacou a presidente.

Mãe de cinco filhos, que foi atraída pela oportunidade de emprego há 16 anos, atualmente Marcivone tem a profissão de catadora não só como fonte de renda, mas também como uma bandeira que ela ergue em prol do meio ambiente. Ela acredita que o projeto também foi fundamental para valorizar o trabalho dos catadores. “A segunda edição do ‘Recicla’ ampliou ainda mais o nosso trabalho, inclusive no aspecto da renda. A quantidade de material praticamente dobrou. A experiência foi além do que esperávamos. Tivemos mais visibilidade, mostrando ao mundo a existência de uma associação de catadores em Parintins”, avaliou a catadora.

Além dos ecopontos instalados para incentivar a coleta seletiva de recicláveis, durante a ação foram entregues R$ 90 mil em equipamentos para estruturar a Ascalpin. Também foram coletadas mais de 5,8 toneladas de resíduos, o que gerou renda para 40 catadores e triciclistas envolvidos no projeto.

Para Ana Clea, que é catadora há quase 20 anos, fazer parte do “Recicla, Galera” proporcionou aprendizados importantes. “Aprendi a valorizar o material reciclável, a fazer a reciclagem e a separar o que é útil do que não é. E trabalhar no projeto foi muito importante para nós ampliarmos nosso conhecimento. Foi uma experiência muito gratificante”, afirmou Ana Clea.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, destacou o projeto como um importante legado para a cidade, fortalecendo ainda mais o compromisso com a sustentabilidade.

“Quando a gente fala em fazer um Festival de Parintins mais sustentável, isso passa, necessariamente, pelo viés ambiental, social e econômico. Por isso o ‘Recicla, Galera’ trabalha fortemente nesse objetivo de gerar renda e fortalecer não só os catadores, mas toda essa estrutura de coleta seletiva e destinação de resíduos no município. É uma iniciativa que deixa impacto positivo para a cidade, antes, durante e após o Festival, promovendo uma festa mais bonita, com redução de resíduos e aumento da qualidade de vida dos moradores como um todo” disse o secretário.

Com informações da assessoria.