Início » Em reunião com novo procurador-geral, Omar Aziz fala sobre reabertura da CPI da Pandemia
Política

Em reunião com novo procurador-geral, Omar Aziz fala sobre reabertura da CPI da Pandemia

Presidente da Comissão, Omar Aziz avalia possibilidade de reabertura de inquéritos como oportunidade para trazer justiça às vítimas da Covid-19_ Presidida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia pode ganhar um novo capítulo com o recém-empossado Procurador-Geral da República, Paulo Gonet.

Na noite desta terça-feira (19), membros da CPI se reuniram com o procurador para solicitar ao Ministério Público a reabertura de inquéritos e reforçar a importância de dar continuidade aos que já estão em andamento. O senador Omar Aziz explicou que os novos fatos que justificam a reabertura dos inquéritos em questão estão diretamente relacionados ao envio de provas que, inicialmente, foram consideradas não enviadas pelo Ministério Público.

“Tivemos que encaminhar todos os documentos novamente, o que resultou em uma demora para que essas provas chegassem, enquanto os processos estavam sendo arquivados”, lamentou o senador. Por sua vez, o senador Randolfe Rodrigues ressaltou que o Procurador-Geral da República anterior propôs o arquivamento de todo o relatório apresentado pela CPI da Pandemia. No entanto, a CPI, orientada pelo relator Renan Calheiros e demais membros, interpôs recursos para que esses pedidos de arquivamento fossem analisados pelo pleno do Supremo Tribunal Federal (STF).

“O relatório da CPI, 70% dele está vivo e nós acreditamos agora em uma nova manifestação do Ministério Público Federal”, afirmou Rodrigues. Os parlamentares destacaram que muitas investigações que foram enviadas ao STF continuam em aberto, aguardando recursos e diligências policiais. A comissão avalia ainda que o novo pedido pode resultar no indiciamento do ex-presidente da república, Jair Bolsonaro, em pelo menos nove crimes diferentes. Em meio às discussões iniciadas com o novo Procurador-Geral da República, sinalizando que há possibilidade de reabertura de inquéritos que foram arquivados pelo antigo titular da PGR, os senadores agora aguardam uma nova manifestação do Ministério Público Federal. A expectativa é que os casos em andamento e os fatos novos sejam considerados para a continuidade das investigações relacionadas à condução da pandemia de Covid-19 no país, que vitimou cerca de 700 mil pessoas só no Brasil.