Início » Prefeitura de Manaus dá posse aos novos conselheiros do Concultura para o biênio 2024-2026
cultura Manaus

Prefeitura de Manaus dá posse aos novos conselheiros do Concultura para o biênio 2024-2026

O Prefeito de Manaus, David Almeida, deu posse aos 16 novos conselheiros do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) no Palácio Rio Branco, Centro Histórico da cidade. Os novos membros do conselho para o biênio 2024-2026 são representantes da sociedade civil dos oito segmentos artísticos e oito do poder público.

O salão nobre do Palácio Rio Branco, sede do Concultura, recebeu artistas e fazedores de cultura, além dos titulares da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sec), Marcos Apolo, representantes de órgãos municipais e demais convidados. O decreto de posse foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), do dia 12/3.

Durante a cerimônia, o prefeito David Almeida ressaltou a importância do Conselho e reafirmou o compromisso de sua gestão com a cultura.

“No início do meu mandato fui muito questionado a respeito da cultura, pois pensaram que a minha religião atrapalharia os incentivos municipais para esta área. Hoje participei da cerimônia de posse dos Conselheiros Municipais de Cultura. Estou muito honrado em conhecer pessoalmente os escolhidos para debater e fomentar políticas públicas que beneficiarão a cena cultural manauara. Democratizar a cultura é nosso compromisso”, afirmou o prefeito.

Ele destacou o trabalho do conselho na formulação do Plano Municipal de Cultura, que fechou o CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo de Cultura), e de ações de alcance popular nas periferias e ribeirinhas com trabalhos como a busca ativa.

O presidente do Concultura, Neilo Batista, relembrou os avanços do Concultura na gestão do prefeito David Almeida que colocou Manaus no Sistema Nacional de Cultura (SNC); entregou o plano municipal de cultura, tirando Manaus de um atraso de mais de 20 anos. “Esta gestão levou a cultura com geração de saberes e renda a lugares onde antes não chegava”, disse.

Neilo anunciou que o novo conselho vai analisar a proposta de criação de três novas cadeiras, representando os segmentos culturais de Circo, Cultura Urbana e Cultura Indígena.

O secretário da SEC, Marcos Apolo, analisou como um momento importante para a cultura, a proximidade e parceria entre as políticas culturais dos entes estadual e municipais. Ele fez o convite para uma reunião conjunta entre o Conselho Estadual da Cultura (Conec) e o Concultura, já no próximo mês para maior entrosamento e benefício da sociedade e a economia criativa.

Conselho

A primeira reunião ordinária do Concultura aconteceu logo depois da cerimônia de posse, onde foram apresentados os planos e pautas prioritárias para as próximas reuniões.

A Prefeitura tem o Concultura como gestor do Fundo Municipal de Cultura, e é um órgão deliberativo, normativo e consultivo, no âmbito das atividades culturais e artísticas exercidas no município. O Conselho é formado pela sociedade civil, com representantes de oito segmentos artísticos eleitos por seus pares, artistas e fazedores de cultura de Música, Audiovisual, Literatura, Dança, Cultura Popular, Cultura Étnica, Artes Visuais, Teatro e Circo, no último dia 20 de fevereiro, e oito representantes do poder público, nomeados pelo chefe do Executivo.

Os novos conselheiros eleitos para o biênio 2024-2026 são: Marcivana Sateré-Mawé e suplente Domingos Sávio (Cultura Étnica); Bosquinho Poeta e suplente Thiago Roney (Literatura); Loren Luniére e suplente Jackson Colares (Música); Dominique Jaci e suplente Paulo Ricardo (Audiovisual); Maycon Jonas Cardoso  e suplente José Neto (Cultura Popular); Avelino Astro e suplente Michell Melo (Artes Visuais); Daniely Peinado e suplente Valderes Souza (Teatro e Circo);  e Alcides Januário e suplente Francis Baiardi (Dança).