Início » Fapeam recebe inscrições para o Programa Ciência na Escola até o dia 18 de março
Amazonas Educação

Fapeam recebe inscrições para o Programa Ciência na Escola até o dia 18 de março

Com o investimento de R$ 5 milhões, a intenção é apoiar até 700 projetos científicos de professores da educação básica  

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), está com inscrições abertas até   segunda-feira (18/03), às 17h, para o Programa Ciência na Escola (PCE). Professores da educação básica das redes estadual e municipal de Manaus, de escolas estaduais do interior do estado e professores da rede municipal de ensino do município de Tefé (distante a 523 quilômetros de Manaus), podem se inscrever no programa.

O PCE é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Tefé (Semeec). Com o investimento de R$ 5 milhões oriundos do Governo do Amazonas, a intenção é apoiar até 700 projetos científicos. Para a capital, o edital prevê apoiar 240 propostas de professores de escolas estaduais e municipais de Manaus; e até 450 de escolas estaduais do interior do Amazonas; além de 10 de escolas municipais de Tefé.

Os interessados devem apresentar proposta de pesquisa em formulário online específico e enviá-lo por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), disponível em: https://sig.fapeam.am.gov.br/  

Para acessar o formulário é necessário utilizar login e senha previamente cadastrados no SigFapeam. Novos usuários deverão realizar o cadastro no banco de pesquisadores da Fundação. Além do envio do formulário online, é preciso anexar na plataforma a documentação complementar exigida no edital.

A divulgação do resultado de enquadramento está prevista para abril de 2024, e o resultado preliminar com os aprovados, a partir do mês de maio. Já a divulgação do resultado final deve acontecer em junho, com o início dos projetos marcado para julho.

Sobre o PCE:

O Programa Ciência na Escola é uma ação criada pela Fapeam direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus e Tefé em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica a serem desenvolvidos na educação básica e suas modalidades.

O objetivo do programa é apoiar a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar.

O edital está disponível no site da Fapeam. Acesse em: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0022024/