Início » Prevenção ao câncer do colo do útero é destaque no podcast ‘Bora Falar de Saúde’
Manaus

Prevenção ao câncer do colo do útero é destaque no podcast ‘Bora Falar de Saúde’

As formas de prevenção, os fatores de risco e a importância do exame citopatológico são destaques em mais um episódio do podcast “Bora Falar de Saúde”, produzido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

No episódio mais recente do podcast, a titular da Semsa, Shádia Fraxe, aprofunda a discussão acerca dessa forma de câncer, que é responsável por comprometer a vida de milhares de mulheres em todo o mundo, contando com a participação da farmacêutica-bioquímica Claudionora Nogueira de Araújo, e da técnica pela área de Saúde da Mulher no Distrito Leste de Saúde de Manaus, enfermeira Jakeline Oliveira.

“Foi uma troca de informações, conhecimentos e experiências muito enriquecedora. Este é um tema importantíssimo para as mulheres de modo particular, e requer o envolvimento de toda sociedade. Saímos desse encontro mais fortalecidas e conscientes de que a informação é fundamental para mudar o cenário do câncer do colo do útero, uma doença que devasta a vida das mulheres e de suas famílias”, enfatiza Shádia. 

No podcast, Claudionora Nogueira de Araújo e Jakeline Oliveira, além de reforçar os fatores de risco e formas de prevenção, avaliam o cenário do câncer de colo uterino na região e destacam o papel do exame Papanicolau, procedimento fundamental para identificação de lesões precursoras, que viabiliza o tratamento de forma rápida, aumentando as chances de cura.

Produzido pela Diretoria de Comunicação da Semsa, o podcast “Bora Falar de Saude” já teve nove episódios veiculados sobre temas variados como vacinação, pré-natal, amamentação, hanseníase, tuberculose, câncer de mama, dentre outros, que foram selecionados de modo a responder de forma descontraída as dúvidas dos usuários, que inclusive têm uma participação ativa na produção por meio do quadro “Fala, especialista”, no qual os usuários fazem perguntas que são respondidas pelos profissionais de saúde participantes.

Shádia Fraxe informa que o décimo episódio será veiculado ainda este mês e antecipa que em 2024 temas como planejamento familiar, o combate à malária e o protagonismo da Educação em Saúde para reforçar os cuidados preventivos junto à população serão evidenciados pelo podcast, que está acessível nas principais plataformas multimídia e ainda pelo canal do YouTube da Semsa Manaus.