Início » Prefeitura de Manaus inicia trabalho emergencial de contenção de trecho erodido na avenida Torquato Tapajós
Manaus

Prefeitura de Manaus inicia trabalho emergencial de contenção de trecho erodido na avenida Torquato Tapajós

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, nesta terça-feira, 21/2, o trabalho emergencial para conter o desbarrancamento de uma calçada na avenida Torquato Tapajós, nas adjacências da rua Senador Raimundo Parente, bairro Flores, zona Centro-Sul.

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, nesta terça-feira, 21/2, o trabalho emergencial para conter o desbarrancamento de uma calçada na avenida Torquato Tapajós, nas adjacências da rua Senador Raimundo Parente, bairro Flores, zona Centro-Sul. 

Os trabalhos iniciaram com a limpeza do igarapé dos Franceses que passa no local. “Vamos implantar uma contenção com rip-rap nas laterais do igarapé e fazer o desassoreamento, para garantir que as chuvas não impactem mais a calçada e a via”, explicou o secretário de Obras, Renato Junior, enquanto vistoriava o início dos trabalhos. 

As equipes da Seminf vão recompor o canal e o alargamento do igarapé, para dar maior vazão às águas no leito.  “Importante ressaltar que a obra não vai comprometer o fluxo de veículos nem de pedestres nessa área. O trânsito segue livre”, complementou Renato Junior. 

“A ponte que fizemos há menos de um ano está a 70 metros de distância desta obra, portanto não há relação nenhuma com a erosão. Nossas equipes de engenharia asseguram que os condutores podem passar com segurança pela ponte”, concluiu o secretário.

A erosão ocorreu próximo ao igarapé, paralelo à pista. As fortes chuvas na cidade provocaram o aumento do nível da água, contribuindo para o incidente.

O secretário de Obras assegurou que os trabalhos no local serão executados de forma emergencial. “Assim que o problema foi identificado, o prefeito David Almeida determinou que fosse solucionado de forma imediata. Já temos equipes neste trecho. Atuaremos pelos próximos 25 dias. Inicialmente, serão feitas as ensecadeiras, popularmente conhecidas como rip-rap, para garantir a segurança no local, evitando novos deslizamentos”, assegurou Renato, acrescentando que não haverá interdição na via para a obra, portanto, as avenidas Torquato Tapajós e Raimundo Parente, que são de intenso fluxo, não serão obstruídas.