Início » Gulf Oil International Limited consolida subsidiária no Brasil
Notícias Corporativas

Gulf Oil International Limited consolida subsidiária no Brasil

A marca global do setor de energia e lubrificantes consolida o estabelecimento de sua subsidiária no Brasil - Gulf Oil Brasil -, iniciando as operações com a fabricação e distribuição de seus lubrificantes, em planta própria, e o licenciamento de sua bandeira para postos de combustíveis. A iniciativa reforça o compromisso da Gulf com a região latino-americana e marca o início de um ciclo de crescimento e colaboração no país.

A operação, que começou a ser estruturada em 2023, envolveu a aquisição de fábrica de lubrificantes, seleção de parceiro licenciador para a bandeira da marca, em postos de combustíveis, e a definição das metas expansão de curto prazo em segmentos como agro.

Sob a liderança de Ramiro Ferrari, General Manager da Gulf Oil Brasil, um time de profissionais – com larga experiência no mercado de petróleo – implementou o planejamento desenhado, pela matriz da marca, para o Brasil, perfeitamente alinhado ao cronograma proposto, de modo a iniciar 2024 com a operação consolidada e plenamente ativa.

Para a produção dos lubrificantes Gulf destinados aos segmentos automotivo, industrial e agrícola, foi adquirida planta em Iperó – SP. A fábrica com capacidade de produção de 3.000.000 litros/mês em um turno, conta com 12 linhas de envase, 47 tanques de armazenagem de óleos básicos e mais de 4800 posições de paletes de armazenagem, para produto acabado.

A meta da empresa é ampliar a produção para 4.500.000 litros/mês, nos próximos meses para fazer face ao seu planejamento de expansão no mercado.

“Nosso principal foco, além dos aspectos de conformidade para produção de lubrificantes Premium da linha automotiva como Gulf Formula, Gulf Ultrasynth e Gulf Pride, apenas para mencionar alguns, reconhecidos e aceitos pelo mercado brasileiro, foi assegurar a manutenção da operação e garantir o engajamento dos colaboradores, por meio de amplo compartilhamento dos valores e tradição da marca Gulf”, conta Ramiro

A oferta de produtos – anteriormente, disponibilizados por distribuidor no Brasil – segue a mesma, devendo receber acréscimos, alinhados com o portfólio global da marca, ampliando a gama de lubrificantes, especificações e aplicações.

Responsável pelo primeiro posto de combustíveis de varejo do mundo, em 1913, a Gulf está presente em mais de 1400 postos, em 26 países.

Em parceria com a Fit Combustíveis, licenciadora da marca para postos no Brasil, a meta da empresa é inaugurar 200 estabelecimentos com a bandeira Gulf até o final deste ano. O trabalho já foi iniciado e, até o momento, já são 20 postos de combustíveis operando sob a bandeira Gulf, nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, agregando todos os benefícios da tradição da marca.  

Presença constante nas pistas de competição, a Gulf coleciona dezenas de vitórias no automobilismo, em diversas categorias, há quase 90 anos. Pelo segundo ano consecutivo, parceira da equipe Williams no Campeonato Mundial de Fórmula 1, a marca tem expectativas otimistas para a temporada de 2024.

Parcerias que compartilham o DNA da Gulf – inovação e trabalho conjunto – são parte essencial da trajetória da marca. Destaca-se, também, a associação com a McLaren Automotive para a qual foi desenvolvido o lubrificante de primeiro enchimento e que é recomendado pela montadora.

Mike Jones, CEO mundial da Gulf Oil, comenta as expectativas da expansão da marca no mercado latino-americano, particularmente no Brasil, “A Gulf opera em todos os continentes do mundo, mas estamos realmente focando muito na região da América do Sul e, em particular, no Brasil. O Brasil é o maior mercado de lubrificantes da América do Sul e tem um potencial real para uma marca como a Gulf se destacar. Estamos buscando crescer rapidamente. Queremos investir muito na busca deste objetivo.”