Início » Saullo Vianna busca incluir Amazonas em projeto de expansão do ensino tecnológico federal
Amazonas Política

Saullo Vianna busca incluir Amazonas em projeto de expansão do ensino tecnológico federal

Parlamentar amazonense fez visitas a ministérios, acompanhado do reitor do Ifam, após anúncio de Lula da ampliação do número de escolas técnicas pelo país. Objetivo é que a capital e os municípios do interior do estado sejam beneficiados

Em meio a uma agenda com muitos compromissos importantes, o deputado federal Saullo Viana (União-AM) teve reuniões no Ministério da Educação e na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI) para reivindicar a necessidade de instalações de escolas de ensino tecnológico no Amazonas.

“Os institutos federais de educação tecnológica transformam vidas, preparam jovens para o mercado de trabalho e proporcionam mais renda às famílias. Estamos articulando fortemente para que o governo instale unidades do Ifam no Amazonas, sobretudo em Manaus e nos municípios do interior”, destacou Saullo Vianna.

Acompanhado do reitor do Ifam, professor Jaime Cavalcante, Vianna se reuniu com o ministro da SRI, Alexandre Padilha e o secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano. O deputado federal também esteve com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques. Ambos se comprometeram em analisar cuidadosamente a proposta do parlamentar amazonense.

Autazes com potássio no radar- Segundo Saullo Vianna, o ideal seria que todos os municípios tivessem ao menos um Ifam para propiciar novas oportunidades de desenvolvimento ao Amazonas. No entanto, como o governo está ainsa definindo os municípios que ganharão campus, o parlamentar aponta que muitos municípios, como Autazes, seriam impactados positivamente por conta de contarem com uma atividade produtiva importante.

“Estamos buscando que seja confirmado para o Amazonas novas unidades do Ifam. Exemplo de município que teria uma demanda grande para o ensino tecnológico é Autazes, que tem grande potencial por conta da planta do potássio. Afinal, precisamos qualificar a mão-de-obra local para o futuro desse projeto. Esse é um investimento que muda a realidade econômica do município e do nosso estado”, afirmou.

Para o reitor Cavalcanti, o Ifam desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e na promoção do conhecimento científico. “Queremos e podemos contribuir ainda mais para o avanço social e econômico do nosso estado”, disse.

Anúncio de novos institutos federais – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou recentemente que o governo vai construir mais 100 institutos federais até o fim do mandato, em 2026. O objetivo é proporcionar oportunidades de aprendizado profissional e acesso a empregos dignos para a juventude.

Lula destacou que é necessário suprir a falta de vagas nas instituições federais para que os jovens possam adquirir habilidades profissionais. O anúncio foi feito na conferência “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem-viver” reuniu jovens de todo o Brasil para discutir políticas públicas para a população entre 15 e 29 anos.