Início » Satisfação com a situação financeira na indústria avança
Notícias Corporativas

Satisfação com a situação financeira na indústria avança

O indicador de satisfação com a situação financeira apresentou um avanço de 0,8 ponto em relação ao terceiro trimestre, atingindo 50,3 pontos

Segundo relatório divulgado pelo Portal da Indústria na publicação Sondagem Indústria da Construção, publicado em dezembro de 2023, o indicador de satisfação com a situação financeira apresentou um avanço de 0,8 ponto em relação ao terceiro trimestre, atingindo 50,3 pontos. Esse movimento, segundo o estudo, indica uma percepção relativa de melhora entre os empresários do setor, ficando 3,8 pontos acima da média dos quartos trimestres da série histórica. Contudo, o relatório informa que mesmo com essa evolução, a satisfação continua em um nível que sugere cautela.

A publicação também forneceu dados sobre o índice de satisfação com a margem de lucro, informando que o número da métrica chegou em 45,6 pontos no último trimestre de 2023 e segundo relatório, permanecendo estável em comparação com o trimestre anterior. O documento ainda afirma que apesar de estar 2,9 pontos acima da média histórica para os quartos trimestres, o indicador permanece abaixo de 50 pontos, indicando insatisfação persistente com a margem de lucro.

Com relação aos dados sobre alta de preços de insumos e matérias primas, o índice subiu 2,2 pontos em relação ao trimestre anterior, atingindo 61,8 pontos. Além disso, o relatório aponta dados sobre o indicador de facilidade de acesso ao crédito, que embora tenha avançado 0,4 ponto, permanece distante da linha de 50 pontos. Esse dado, segundo a publicação, evidencia a persistência da dificuldade de acesso a recursos financeiros por parte dos empresários da construção.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de construção civil Trans Obra, afirmou que o relatório divulgado pelo Portal da Indústria proporciona uma visão detalhada, que serve de parâmetro para decisão de negócios na construção, sobre o real cenário financeiro enfrentado pelos empresários do setor no último trimestre de 2023 e que pode ser evidenciado pelos valores das métricas relacionadas pelos índices de satisfação com a situação financeira, margem de lucro, alta de preços de insumos e acesso ao crédito. “Enquanto há sinais de melhora percebidos pelos empresários, os desafios persistentes, como a insatisfação com a margem de lucro e a dificuldade de acesso ao crédito, demandam atenção estratégica contínua para garantir a sustentabilidade e a competitividade no ambiente econômico desafiador”.

Ainda sobre o relatório divulgado, e que pode ser analisado através do link informado no início da matéria, é possível observar que o principal obstáculo, conforme apontado por 27,1% dos empresários, foi novamente o cenário de taxas de juros elevadas. Segundo o relatório, essa preocupação persiste há oito trimestres consecutivos, mantendo-se como a maior dificuldade enfrentada pelos profissionais da construção. O documento ainda considera que, embora tenha permanecido na primeira posição do ranking, o problema apresentou uma redução no percentual de assinalações pelo segundo trimestre consecutivo. Na transição do terceiro para o quarto trimestre de 2023, houve uma queda de 5,6 pontos percentuais, conforme pode ser verificado no estudo. Além disso, o relatório aponta que a carga tributária elevada aparece como o segundo maior problema, com 24,1% de assinalações.