Início » Consultoria aponta tendências tecnológicas para 2024
Notícias Corporativas

Consultoria aponta tendências tecnológicas para 2024

Relatório considera que as tecnologias citadas irão influenciar decisões de negócios nos próximos 36 meses. Especialista analisa as principais tendências e aponta aquelas que também devem ter grande destaque

A empresa de consultoria norte-americana Gartner divulgou um relatório apontando as principais tendências tecnológicas para 2024. Entre elas, estão inteligência artificial generativa (capaz de gerar textos, sons e imagens), plataformas na nuvem, aplicativos inteligentes e tecnologias sustentáveis (que respeitam o equilíbrio ecológico).

Na análise da Gartner, essas tendências serão “levadas em consideração em muitas decisões de negócios e de tecnologia nos próximos 36 meses”. Se bem aplicadas, ajudarão no crescimento sustentável e seguro do empreendimento e a superar a concorrência, acrescenta a consultoria.

Para Cristina Boner, empresária e profissional da área de tecnologia, os resultados da análise são de extremo valor para líderes empresariais. “A Gartner tem um histórico comprovado de capturar a essência das inovações tecnológicas que moldam nosso futuro. Esse estudo não é exceção”, afirma.

Diante das tendências apontadas pela empresa, Boner considera que há aquelas com destaque maior em relação às demais. A inteligência artificial generativa, na visão da profissional, é uma delas. Essa tecnologia oferece um leque de enormes possibilidades pela capacidade de criar conteúdos, podendo transformar áreas como desenvolvimento de software, mídia e entretenimento, alega.

Boner cita ainda algumas inovações que, apesar de não estarem presentes no relatório da Gartner, também devem ganhar espaço e relevância no mundo dos negócios. “O metaverso é incrivelmente intrigante. Representa uma nova dimensão na forma como interagimos digitalmente, criando espaços virtuais onde as pessoas podem se encontrar, trabalhar e jogar. As implicações para a sociedade e a economia são vastas e estamos apenas arranhando a superfície do que é possível”, afirmou.

A automação avançada é outra tendência que deve ser vista com atenção, na perspectiva da especialista. Segundo ela, têm surgido sistemas cada vez mais inteligentes capazes de realizar tarefas repetitivas e complexas. 

As principais vantagens do seu uso envolvem o aumento da produtividade e a possibilidade de liberar a força de trabalho humana para atividades mais criativas e estratégicas. Ou seja, em vez de os profissionais passarem horas preenchendo relatórios ou analisando dados, a tecnologia cumpriria esse papel e eles poderiam focar em outras funções.

Na avaliação de Boner, as empresas devem prestar atenção também ao desenvolvimento da computação quântica. Trata-se de uma área dedicada a tecnologias capazes de resolver problemas e processar informações muito mais rápidas do que os computadores tradicionais ‒ aplicando, como o nome sugere, princípios da mecânica quântica à ciência da computação.

“Embora ainda estejamos nos estágios iniciais da computação quântica, o potencial para revolucionar áreas como material science, otimização de problemas e criptografia é imenso. É uma tendência que promete mudar as regras do jogo em muitos campos”, acredita. 

O termo “material science” ao qual a profissional se refere é uma área que pesquisa as propriedades dos materiais, abordando pontos como propriedades, resistência e condutividade elétrica.

Impactos éticos e sociais

“Com essas inovações, vem a responsabilidade de considerar cuidadosamente os impactos éticos e sociais”, pondera Boner. Uma das preocupações crescentes é garantir a segurança dos dados em meio às novidades tecnológicas, de modo a não colocar em risco informações sensíveis de clientes e empresas.

Para a especialista, existe também a necessidade de se pensar o tema da inclusão digital, a fim de que os benefícios das tecnologias sejam acessíveis a todos, independentemente de localização geográfica ou condição socioeconômica.

“Em resumo, enquanto olhamos para o futuro com entusiasmo, devemos também abordá-lo com uma consideração cuidadosa dos valores que queremos preservar e promover em nossa sociedade. O papel dos formuladores de políticas, líderes empresariais e da comunidade tecnológica será crucial para moldar um futuro que seja não apenas tecnologicamente avançado, mas também socialmente responsável e inclusivo”, conclui.

Para mais informações, basta acessar:  Cristina Boner | LinkedIn ou Cristina Boner (@cristina.boner) •  Instagram