Início » Empresas expandem negócios com foco em mobilidade elétrica nos municípios
Notícias Corporativas

Empresas expandem negócios com foco em mobilidade elétrica nos municípios

Empresa de Contagem (MG) inicia obras do primeiro eletroterminal de ônibus do Paraná

Em meio ao movimento de transição para veículos elétricos no Brasil, com foco em um futuro mais sustentável, empresas estão desenvolvendo soluções, serviços e tecnologia para atender o mercado. Uma projeção realizada pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC Brasil, aponta que as vendas de caminhões leves e ônibus elétricos têm crescimento estimado em 100% em 2028.

O levantamento também indica que as vendas serão expressivas para caminhões pesados elétricos: para 2030, a expectativa de crescimento é de 79% e, em 2040, o número deve saltar para 97%. Diante dessas oportunidades de negócios, a Nansen, com sede em Contagem (MG), está à frente de grandes projetos na área de mobilidade elétrica. Em Cascavel (PR), onde será construído o primeiro eletroterminal de ônibus, a empresa será responsável pelo fornecimento de infraestrutura completa de recarga para o setor de transporte público.

De acordo com o gerente de Mobilidade Elétrica da Nansen, Flávio Pimenta, o projeto contempla três pontos de recarga. Um deles é o eletroterminal, com capacidade para carregar até 14 veículos ao mesmo tempo, além de mais dois terminais de recarga de oportunidade ao longo da rota.

Em relação às potências dos carregadores, elas são variadas. “No projeto estão incluídos carregadores de 360kW, de 240kW e de 180kW. Todos equipamentos com dupla conexão CCS2”, explica o gerente.

A Nansen fornecerá, em regime turn-key, o projeto com os equipamentos de recarga e infraestrutura de subestação. “Haverá o fornecimento da infraestrutura completa de recarga, desde definições de projeto, equipamentos de subestação, infra em média e baixa tensão, carregadores e até o software de gestão do sistema de recarga”, ressalta Pimenta.

Segundo o gerente, a mobilização do projeto já foi iniciada e a entrega será em meados de maio. “Já construímos grandes eletroterminais públicos de recarga no Brasil. Estamos em cidades como São José dos Campos, Manaus, Salvador e agora Cascavel. Temos apoiado diversas cidades e operadores do transporte na concepção, dimensionamento e construção de projetos de mobilidade elétrica”. Neste ano, a empresa também vai entregar um projeto voltado para a implantação de infraestrutura de recarga para o transporte público em Manaus (AM).