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Turismo: estrangeiro gasta R$ 17 mil por semana na Bahia

Segundo a Setur-BA, o valor diz respeito a diversos tipos de gastos; para proprietário da Bahia Terra Turismo e Eventos, o valor pode variar conforme a cotação do dólar e do euro

Uma estimativa da Setur-BA (Secretaria de Turismo do Estado da Bahia) revelou que, em média, cada turista internacional gasta R$ 17 mil a cada semana que permanece no estado. Segundo declaração de Maurício Bacelar, titular da pasta, o valor considera gastos com hospedagens, deslocamentos, consumo em bares e restaurantes, além de passeios turísticos e serviços que Salvador, e o estado como um todo, proporcionam aos visitantes.

Apenas para a capital baiana, a movimentação econômica gerada por turistas ao longo deste verão deve crescer 5%, conforme projeções da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador). Em um cenário conservador, a pasta estima que a receita turística em Salvador chegue a R$ 4,7 bilhões durante a estação. Em um cenário otimista, a receita pode chegar a R$ 5,1 bilhões.

Enquanto isso, o volume de passageiros internacionais aumentou 38%, segundo dados divulgados pela Setur-BA. De acordo com a pasta, o fenômeno é resultado de acordos firmados com as companhias de aviação e a Vinci Airports, que administra o terminal aeroviário de Salvador.

Felipe Oliveira Pedreira, proprietário da Bahia Terra Turismo e Eventos, chama a atenção para o fato de que o valor semanal gasto pelos turistas internacionais na Bahia pode variar de acordo com a cotação do dólar e do euro. “Quanto mais elevado, melhor para o turista estrangeiro”, afirma. “O câmbio é fundamental para definir a média de valor que o turista irá gastar em sua viagem. Quanto maior o câmbio, maior o poder de compra para os visitantes de outros países”, completa Pedreira. 

Na visão do proprietário da Bahia Terra Turismo e Eventos, comerciantes e os setores de turismo e hotelaria do estado devem se preparar para atuar com os turistas internacionais. “Estamos no caminho correto, mas ainda há muito o que melhorar nesse quesito, a fim de desenvolver a capacitação adequada para lidar com esse perfil de turista”.

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