Início » Escolas estaduais da zona sul participam da 3ª Feira Amazonense de Matemática
Educação

Escolas estaduais da zona sul participam da 3ª Feira Amazonense de Matemática

Atividade foi realizado na EETI Djalma Batista e contou com a participação de mais de 40 alunos envolvidos na etapa local da feira 

Dezesseis escolas da Coordenadoria Distrital de Educação 2 (CDE2) participaram, nesta segunda-feira (26/06), da etapa local da 3ª Feira Amazonense de Matemática. A iniciativa é voltada para estudantes e professores da Educação Básica, do 4° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, bem como de discentes do Ensino Superior, Educação Especial, Educação Indígena e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Realizada desde 2018, a Feira é uma ação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e conta com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. O tema desta edição é “Matemática e Sustentabilidade”. 

A professora Sthephany Flores, leciona matemática na EETI Jacimar da Silva Gama e destacou que, com o Novo Ensino Médio, as metodologias ativas facilitam o ensino da matemática. Ela afirmou que atividades como esta contribuem diretamente para um melhor entendimento da disciplina. 

“Eventos como este facilitam a aprendizagem dos alunos que têm dificuldade, ou, que até mesmo, têm algum tipo de preconceito com as Ciências Exatas. Por isso, é preciso desmistificar essa construção”, afirmou a docente. 

O estudante Roberto Magno, de 17 anos, que integra o projeto sobre Etnomatemática, contou sobre a experiência de ter participado de algo inédito em sua vida escolar. A etnomatemática surgiu na década de 70 com o intuito de compreender que a matemática se faz presente na cultura de todos os povos e surge da habilidade de responder às necessidades de sobrevivência por meio da solução de problemas e de atividades do dia a dia.

“A etnomatemática é um método de pesquisa, presente não só na escola, mas também no nosso dia-a-dia, por isso, me aprofundei bastante no assunto e me surpreendi com o método de ensino”, destacou Roberto. 

Inclusão 

A professora Meiryalva Zacarias, da EE Mestre Otílio, tem aulas voltadas a estudantes  neurodivergentes e explicou a importância de estabelecer uma relação prática entre o ensino da matemática e a compreensão dos alunos. 

“Ao trabalharmos com alunos com deficiência, enfatizamos a necessidade de produzir atividades práticas que auxiliam no processo de aprendizagem dos alunos. Um desses exemplos é a tabuada lúdica que tornou-se uma atividade prazerosa para os alunos”, finalizou a professora.

3ª Feira Amazonense de Matemática

A Feira de Matemática é um evento acadêmico, científico e cultural, em que ocorre uma troca de experiências e práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de matemática, além de focar na socialização dos alunos e no desejo de despertar um maior interesse na aprendizagem da matemática, integrando novos conhecimentos e novas tecnologias de informação e comunicação ao processo de ensino-aprendizagem.

A 3ª Feira Amazonense de Matemática é um processo educativo promovido pela Ufam, por meio do Departamento de Matemática, e conta com a parceria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do Ifam e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). A Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) também são apoiadoras do projeto.

O projeto constitui uma experiência curricular ou extracurricular de relevância para sistematizar e implementar os Projetos e/ou Programas de Educação Científica dos Alunos e Professores, contribuindo para inovação curricular, durante o ano letivo, nas instituições envolvidas e conta ainda com financiamento do CNPq.