Início » Setor de franquias registra forte crescimento em 2023
Notícias Corporativas

Setor de franquias registra forte crescimento em 2023

Rede Lanchão Brasil registra 41 novas unidades em 2023 e prevê 65 novas em 2024

O setor de franquias vem sentindo uma expansão de novos investimentos e aberturas de unidades nos últimos dois anos. Somente no terceiro trimestre de 2023 houve um crescimento de 11,4%%, segundo Associação Brasileira de Franchising (ABF), com faturamento total de R$ 56,256 bilhões, segundo o Portal Exame. Já um levantamento da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), o setor de alimentação cresce 14,2% ao ano.

Para o ano de 2023, a ABF projetou um aumento no faturamento entre 9,5% e 12%, porém, conforme pesquisas de desempenho realizadas pela associação, foram registrados crescimentos de 17,2%, 12,9% e 11,4% nos primeiro, segundo e terceiro trimestres, respectivamente. 

Diante dos dados até agosto, a entidade projeta que 2024 tenha um faturamento anual superior aos dos anos anteriores, consolidando o setor de franquia como um dos mais importantes da economia brasileira. Dentre os principais segmentos, está o de alimentação.

O Lanchão Brasil, detentora da rede de franquias da Boulevard Food – que opera com mais de dez marcas e 130 unidades em todo o território nacional – é um exemplo desse crescimento acelerado do mercado de franchising. A empresa fecha 2023 com 41 novas operações no modelo Dark Kitchens. Trata-se de uma operação mais simplificada e de baixo valor de investimento, na qual concentrou seus negócios. 

“O ano de 2023 foi muito bom para a rede em números de novas unidades comercializadas e iniciadas, quando mais que dobramos as vendas de unidades em relação a 2022, quando abrimos 18 lojas”, conta Roger Antonio Domingues, fundador e Diretor Comercial da Rede Boulevard. As 41 unidades vendidas estão nos estados da Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Mato Grosso, Pará, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

O plano de negócios da Rede Boulevard para 2024 prevê um aumento ainda maior. “Nossa previsão é de abrir 65 novas unidades ao longo de 2024”, adianta Domingues.

“Nosso sentimento é de que os investidores e empreendedores estão apostando cada vez mais no consumo de alimentos fora do lar ou mesmo para entrega em casa”, completa.

Para mais informações, basta acessar: Lanchão & Cia (@lanchaobrasil) • Fotos e vídeos do Instagram