Início » PF investiga lavagem de dinheiro do narcotráfico no Amazonas
Amazonas

PF investiga lavagem de dinheiro do narcotráfico no Amazonas

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (27), a segunda parte da Operação Tricoat II, que investiga uma organização criminosa dedicada à lavagem de dinheiro oriunda do tráfico de drogas interestadual. O Amazonas consta entre os sete estados investigados por mais de 100 agentes da PF e, em Manaus, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão. São dois mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão, no Acre, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará e Piauí.

Esquema profissional

As investigações contra o grupo criminoso iniciaram-se em janeiro de 2022, em que foi constatado um esquema profissional responsável pelo envio de drogas para estados do Brasil, principalmente, para a região Nordeste, por meio terrestre. Além disso, apurou-se a realização de lavagem de capitais oriundas do tráfico de drogas.
Para lavar o dinheiro proveniente das atividades criminosas, um núcleo – liderado por um empresário acreano – se utilizava de um mercado sediado em Rio Branco, a fim de simular um funcionamento regular do estabelecimento, para justificar os valores e os bens obtidos com o lucro do tráfico interestadual de drogas.
Os investigados movimentaram mais de 37 milhões de reais em suas contas bancárias durante o período apurado, grande parte por meio de transações em espécie.

De Portal Único.