Início » Aluno da UEA e equipe conquistam prêmio em competição global de inovação tecnológica
Amazonas Destaque

Aluno da UEA e equipe conquistam prêmio em competição global de inovação tecnológica

O projeto denominado “TrashTrack” destacou-se entre mais de 150 participantes de todo o mundo

O estudante do 6º período de Sistemas de Informação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Guilherme Correia Tapajós Araújo, integrou a equipe campeã na categoria “People’s Choice Award”, durante a competição global Tech4Good, promovida pela Huawei. O projeto, denominado “TrashTrack”, destacou-se entre mais de 150 participantes de todo o mundo, sendo escolhido como um dos 10 finalistas.

A equipe, composta por estudantes de diversas universidades brasileiras, incluindo Ana Júlia Mendes, Gabriel Izaac Norberto de Carvalho, Helen Bento Cavalcanti, Jenifer Toledo, Julianna Maria dos Reis e Stéfany Coimbra, apresentou uma solução inovadora para o gerenciamento sustentável de resíduos urbanos, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 11 da ONU.

Para o reitor da UEA, André Zogahib, a conquista é significativa para a comunidade acadêmica e ressalta a importância da colaboração entre as universidades. “Estamos orgulhosos de que a UEA seja reconhecida como uma instituição que fomenta talentos capazes de impactar positivamente o cenário internacional de inovação. Esta vitória ressalta o potencial dos nossos alunos em contribuir globalmente para soluções tecnológicas sustentáveis”, destacou.

O estudante afirma estar de consciência tranquila por ter ajudado a equipe a entregar o melhor durante a competição.”Além disso, estou muito orgulhoso pelo nosso trabalho ser reconhecido e pelo público que votou em nós nos presentear com a oportunidade de mostrar a solução a grandes investidores na China e melhorá-la para contribuir com a comunidade”, enfatizou Guilherme Araújo

A premiação oferece oportunidade de capacitação para Guilherme e sua equipe, que serão agraciados com uma viagem à China. Durante a estada, participarão de eventos, receberão mentoria e terão a chance de estabelecer contatos com investidores chineses e internacionais.

Além do estudante da UEA, a equipe é composta por outros estudantes de universidade do Brasil: Ana Júlia Mendes (Universidade Federal de Campina Grande), Gabriel Izaac Norberto de Carvalho (Faculdade Impacta), Helen Bento Cavalcanti (Universidade Federal de Campina Grande), Jenifer Toledo (Faculdades Metropolitanas Unidas), Julianna Maria dos Reis (Escola Politécnica de Pernambuco) e Stéfany Coimbra (Universidade Federal de Itajubá). Além do estudante da UEA, a equipe é composta por outros estudantes de universidade do Brasil: Ana Júlia Mendes (Universidade Federal de Campina Grande), Gabriel Izaac Norberto de Carvalho (Faculdade Impacta), Helen Bento Cavalcanti (Universidade Federal de Campina Grande), Jenifer Toledo (Faculdades Metropolitanas Unidas), Julianna Maria dos Reis (Escola Politécnica de Pernambuco) e Stéfany Coimbra (Universidade Federal de Itajubá).