Início » Saiba quais foram os presentes trocados por Lula, Janja e o Papa Francisco
Política

Saiba quais foram os presentes trocados por Lula, Janja e o Papa Francisco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma audiência com o Papa Francisco, no início da tarde desta quarta-feira (21), no Vaticano. Os principais assuntos do encontro foram a busca pela paz, a preservação ambiental e a redução da fome e da pobreza no mundo. 

Lula, acompanhado pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, trocou presentes com o líder católico e postou o momento nas redes sociais.

O presidente entregou ao Papa uma gravura da Sagrada Família feita pelo artista pernambucano J. Borges (leia mais abaixo). Já Janja presenteou o líder da Igreja Católica com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia e que representa o Círio de Nazaré.

O Papa Francisco, por sua vez, presenteou o casal com uma obra em bronze, produzida no próprio Vaticano, com a mensagem ‘A paz é uma flor frágil. O mimo, entre outros significados, pode representar o reconhecimento do Santo Padre aos esforços pacifistas de Lula sobre a Guerra da Ucrânia. 

O Santo Padre também presenteou Lula com a Mensagem para a Paz deste ano, o Documento sobre a Fraternidade Humana e o  livro sobre a Statio Orbis.

“Estamos em tempos de guerra e a paz é muito frágil”, disse o Papa Francisco ao presidente Lula.

O encontro entre o presidente Lula e o Papa é desdobramento de uma conversa por telefone realizada no dia 31 de maio. Na ocasião, o presidente brasileiro ressaltou a atuação da Igreja Católica no Brasil pela preservação da Amazônia e contra as forças que atacam a floresta.

No Vaticano, Lula convidou o Papa a fazer uma nova visita ao Brasil, para assistir à tradicional festa do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará, no mês de outubro. A primeira viagem internacional do pontífice após assumir o cargo, em 2013, foi para o Rio de Janeiro.

Quem é J Borges? 

O autor da obra presenteada ao Papa por Lula é do artista pernambucano J. Borges. A xilogravura intitulada “A Sagrada Família” retrata Jesus, Maria e José em uma noite estrelada de lua crescente. 

José Francisco Borges, conhecido como J. Borges, é pernambucano de Bezerros, no Agreste, nascido em 1935 e residente na cidade até os dias de hoje.

Além de ser um dos maiores nomes da xilogravura no Brasil, J. Borges também é cordelista e poeta. Suas obras já foram expostas no Louvre, em Paris, e no Museu de Arte Moderna de Nova York, nos Estados Unidos. Além disso, tem uma coleção permanente no acervo da Biblioteca do Congresso dos EUA, em Washington, EUA.

A encomenda da obra que presentou o Santo Padre foi feita pela equipe do Palácio do Planalto em fevereiro deste ano e manteve-se em sigilo até ser revelada nesta quarta nas imagens da visita do presidente ao Sumo Pontífice.

Padroeira da Amazônia

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré com a qual Janja presenteou o Papa Francisco foi levada ao Pará pelos jesuítas, há mais de 200 anos. A devoção a essa santa é cultuada, principalmente, na festa do Círio de Nazaré.

O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa católica, herdada dos colonizadores portugueses, marcada por procissões, ou romarias, em devoção a Maria de Nazaré, que ocorre em Belém. A celebração ocorre todos os anos, desde 1793, no segundo domingo de outubro e reúne cerca de dois milhões de pessoas. 

Conta a história que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada por Plácido José de Souza no ano de 1700, às margens do igarapé Murucutu. Plácido levou a imagem para casa e no dia seguinte ela havia desaparecido. Ele reencontrou a santa no igarapé, e voltou a sumir. Até que foi construída uma pequena capela no local. Com o aumento da devoção, foi construída a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré nesta localidade, hoje Belém do Pará.