Início » Ferramenta da Softex auxilia empresas a alcançarem metas ESG
Notícias Corporativas

Ferramenta da Softex auxilia empresas a alcançarem metas ESG

Projeto de financiamento social compartilhado elaborado pela Softex auxilia organizações a utilizarem recursos de benefícios fiscais previstos em Lei para alcançarem suas metas em ESG em sinergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para cada real doado pela iniciativa privada, a Softex realiza um aporte econômico ou financeiro no mesmo montante.

Pesquisa global da EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, aponta que a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) já direciona a decisão de 99% dos investidores no Brasil.

Para auxiliar as empresas a alcançarem suas metas em ESG em sinergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e utilizando recursos de benefícios fiscais previstos em Lei, a Softex criou o LISSoftex, um laboratório de inovação social que propõe um novo modelo de relacionamento entre as empresas doadoras e as iniciativas de impacto por meio do compartilhamento e da mitigação de riscos. Uma das ações do laboratório é a ferramenta de investimento combinado, na qual para cada real doado pela iniciativa privada, a Softex realiza um aporte econômico ou financeiro no mesmo montante.

A Softex lançou a primeira  rodada de captação para levantar R$1 milhão para investimento no programa Ela Empoder@ + Amazônia  por meio do LISSoftex. A iniciativa tem como público prioritário empresas de médio e grande porte que possuam estratégia de ESG e perfil engajado em ações com foco na geração de impacto positivo e sustentabilidade. O tíquete mínimo é de R$ 100 mil.

“As chamadas públicas conferem mais transparência e segurança ao processo de doação. Por meio do LISSoftex, as empresas têm a oportunidade de contribuir para causas sociais de impacto fazendo uso de benefícios fiscais como, por exemplo, a doação de recursos para o abatimento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). Uma vez atingida a meta, o projeto tem início”, explica Ruben Delgado, presidente da Softex.

O primeiro programa a ser executado pelo LISSoftex, o Ela Empoder@+ Amazônia, tem por objetivo capacitar e apoiar, por meio de mentorias, workshops e-networking, negócios em estágio inicial liderados por mulheres na região da Amazônia voltados à solução de problemas nas áreas de logística, sustentabilidade e conservação ambiental; acesso a mercados e cadeias de suprimentos; mudanças climáticas, desigualdade social, saúde, infraestrutura e educação. 

“O Ela Empoder@ é o braço de empreendedorismo feminino e diversidade da Softex. Ela nasceu com o objetivo de promover o empoderamento feminino nas comunidades empreendedoras e de impulsionar negócios com a presença de mulheres em sua fundação ou em cargos de liderança”, conclui Ruben Delgado.

Para mais detalhes sobre a rodada de captação do LISSoftex basta acessar: https://lis.softex.br/editais/