Início » Cooperativas reconhecidas no Recip vão ao UIS 2023
Notícias Corporativas

Cooperativas reconhecidas no Recip vão ao UIS 2023

Evento realizado em Washington, nos Estados Unidos, reuniu líderes do setor de crédito cooperativo para discutir iniciativas em sustentabilidade e responsabilidade social

Representantes do Instituto Fenasbac, consultoria vinculada à Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), estiveram na cidade de Washington, nos Estados Unidos, para participar do United in Sustainability Summit, uma cúpula anual da indústria de uniões de crédito. 

O evento, coorganizado pela United Nations Federal Credit Union (UNFCU – ONU) e pela Federal Credit Union of Organization of American States (OAS – FCU), reúne líderes do setor de crédito cooperativo para dialogar sobre sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social corporativa.

O Instituto Fenasbac compartilhou resultados do Recip – Reconhecimento Inovação com Propósito, uma iniciativa da Fenasbac que tem o apoio institucional do Banco Central do Brasil e da UNFCU-ONU.

Paulo Aragão, Presidente do Conselho Gestor da Fenasbac, afirma que o compromisso da organização com o propósito “nos fez ultrapassar fronteiras e mostrar ao mundo o poder do cooperativismo brasileiro, reconhecendo iniciativas que impactam pessoas e comunidades, sendo um grande marco para a nossa jornada”. 

Segundo o site oficial da iniciativa, o Recip visa “mapear a capacidade de inovação do cooperativismo brasileiro; estabelecer referenciais, de modo a orientar a gestão das cooperativas para a inovação; e contribuir com a expansão do cooperativismo financeiro no Sistema Financeiro Nacional”. 

A coordenadora geral do Recip, Carolina Castro, destaca que a iniciativa está alinhada aos sete princípios do cooperativismo, à Agenda BC# e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A delegação do Recip que participou do United in Sustainability Summit também contou com a presença de representantes da Sicredi Conexão (Angelita Marisa Cadoná), do Sicoob Coopemata (César Augusto Mattos) e da Viacredi (Vanildo Leoni), as três cooperativas reconhecidas na categoria Inovação com Propósito Global do Recip 2º Ciclo. 

O tema do evento realizado em Washington este ano foi “Construindo Resiliência Através de Ações Sustentáveis”, e os líderes das cooperativas vencedoras no Recip puderam compartilhar suas iniciativas de desenvolvimento sustentável com uma audiência global.

Além disso, a delegação do Recip visitou o órgão regulador do cooperativismo nos Estados Unidos, a National Credit Union Administration (NCUA), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Credit Union National Association (CUNA) e o National Press Club. Os líderes das cooperativas brasileiras puderam conhecer o trabalho dessas instituições americanas, trocar experiências e estabelecer conexões.

Castro vê a participação do Instituto Fenasbac no evento como uma evidência do potencial das cooperativas de crédito brasileiras em serem parceiras de implementação de projetos internacionais no Brasil. 

“As cooperativas de crédito já trabalham com risco, responsabilidade, foco no resultado e sustentabilidade. Além disso, já atuam in loco, de modo que conhecem a realidade local e entregam projetos que promovem transformação e impacto socioeconômico”, justifica ela.

Para saber mais, basta acessar https://ifenasbac.com.br