Início » Especialista esclarece dúvidas sobre a prótese de silicone
Notícias Corporativas

Especialista esclarece dúvidas sobre a prótese de silicone

Vitor Nunes, cirurgião plástico, responde perguntas sobre a prótese de silicone

De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), o aumento dos seios continua sendo o procedimento cirúrgico mais comum para as mulheres, com apenas um leve aumento de +0,5% nos últimos quatro anos. Dessa forma, a maioria dos procedimentos de aumento dos seios (53,1% do total) é realizado em pessoas com idades entre 19 e 34 anos.

O implante de prótese de silicone nos seios costuma causar dúvidas, por isso, é importante consultar um cirurgião plástico especialista nesta técnica. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda que a paciente alinhe as expectativas e os resultados desejados com o cirurgião. Além disso, é necessário avaliar a razão do procedimento.

Vitor Nunes, cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, responde perguntas comuns sobre a prótese de silicone:

Como escolher o especialista para o implante de silicone nos seios?

Dr. Vitor Nunes: tenha as referências profissionais, verifique a sua formação, se realmente consta no banco de dados do CRM do seu estado e se o especialista é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Também é muito importante conversar com pacientes que já fizeram a cirurgia para ter referências pessoais.

É possível amamentar com a prótese de silicone?

Dr. Vitor Nunes: se a cirurgia for somente a colocação de prótese de silicone, não atrapalha, mas, se além da colocação da prótese de silicone, houver interferência nos tecidos, ou seja, se for realizada uma mamoplastia, existe um risco não tão grande, mas existe, que pode interferir na amamentação.

A prótese de silicone aumenta e levanta as mamas?

Dr. Vitor Nunes: não, ela tem a capacidade de aumentar o volume das mamas e, em casos de leve queda, pode ser associada à técnicas de mastopexia interna que consegue levantar as mamas sem cicatrizes adicionais.

Portanto, a prótese mamária, em boa parte dos casos, não consegue levantar as mamas, para isso tem que ser feita a mastopexia.

Como escolher o tamanho ideal para mim?

Dr. Vitor Nunes: o tamanho ideal da prótese depende de inúmeros fatores, dos seus objetivos, da preferência em relação ao tamanho, dos limites anatômicos e do tamanho do tórax, por exemplo. 

Esse critério exige uma junção de fatores, até porque a beleza é subjetiva e deve-se respeitar os parâmetros do corpo, pois cada um é individual.

O procedimento deixa cicatriz? É possível reduzi-la?

Dr. Vitor Nunes: sim, o procedimento deixa cicatriz, assim como qualquer procedimento cirúrgico vai deixar cicatriz. O tamanho da cicatriz depende se o procedimento é feito pela axila, pela aréola ou pelo sulco inframamário (escolha mais utilizada no Brasil).

Além disso, depende se o procedimento precisa ser realizado com a mastopexia ou não. 

Na mastopexia existem técnicas de redução da cicatriz, como o short-scar ou cicatriz em L, dependendo de cada caso. 

Implantes podem se romper, girar ou sair do lugar?

Dr. Vitor Nunes: sim, essas complicações são possíveis, mas nada que envolva risco de morte ou tenha muita urgência na resolução.

Com o passar do tempo, se houver grandes variações de peso, o espaço em que foi colocado a prótese pode aumentar, favorecendo o risco do implante rodar ou sair do lugar, mas isso é uma situação de exceção.

Um trauma muito grande pode fazer com que o implante apresente ruptura, ou até mesmo espontaneamente, mas é algo raro de acontecer. Como hoje em dia o gel da prótese é mais firme, não irá se espalhar pelo corpo.

Qual é a melhor época do ano para fazer a cirurgia?

Dr. Vitor Nunes: a melhor época do ano é quando você vai possuir um tempo para cuidar de si, ausentar-se um pouco do seu trabalho ou de atividades físicas, para que seja possível se cuidar melhor e ter uma recuperação mais rápida e sem intercorrências.

Dr. Vitor Nunes, RQE 92622