Início » Senac-AM e Sindechrsam garantem certificação para 60 profissionais  da categoria de turismo e hotelaria
Economia

Senac-AM e Sindechrsam garantem certificação para 60 profissionais  da categoria de turismo e hotelaria

Por meio de uma ação conjunta entre o Senac-AM e o Sindechrsam (Sindicato dos Empregados do Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares do Amazonas),  cerca de 60 profissionais foram certificados com cursos nas áreas de inglês básico,  intermediário, gastronomia e confeitaria na temporada de 2023. O encerramento da última etapa dos cursos deste ano aconteceu na segunda-feira, (18), em uma das unidades do Senac-AM.

Mobilizados para atender as demandas do mercado de trabalho local, a parceria entre as entidades ganha destaque sobre a importância de levar conhecimento de qualidade para os profissionais da categoria.  

“Sem dúvida, um balanço muito positivo para ambas instituições e as empresas envolvidas, visto que foi realizado cursos em prol da melhoria da atuação dos colaboradores em geral, trazendo novas oportunidades de destaque para suas vidas”, destacou Lais Serrão, gestora do Senac-AM. 

Sobre os fatores que contribuem para o sucesso dessa parceria, Laís explicou que a importância se dá devido aos esforços em conjunto com as instituições que prezam pela qualificação profissional dos colaboradores do turismo, como forma de dar condições e flexibilidade ao oportunizar cursos que sejam feitos nos próprios hotéis, visando uma melhor performance de seus colaboradores.

Para entender o quão exitosa é esta sinergia entre as instituições em 2023, a gestora do Senac-AM informou que a ideia é reforçar a parceria para 2024. “Vamos realizar a continuação dos níveis mais avançados de inglês e outros cursos mais voltados para hotelaria e gastronomia”, comunicou. 

Essa rede de parceiros mantém o Sindechrsam cada vez mais ativo, pois colabora com ferramentas que estão dando certo na hora de promover cursos de qualificação. Conforme o presidente da entidade, Gerson Almeida, o Senac-AM  é um dos grandes parceiros nesse desafio. “Promover a qualificação profissional dos trabalhadores da categoria é manter a busca por excelência na mão de obra local. Todo o nosso esforço tem sido positivo em aprimorar cada vez mais esse processo. O nosso objetivo central é  proporcionar oportunidade para os trabalhadores e seus dependentes, visando melhores salários e qualidade de vida”, salientou o presidente do Sindechrsam. 

Em agosto, o Sindechrsam ampliou a parceria de qualificação e aprendizagem para a categoria que atua no segmento de hotelaria, bares, restaurantes e similares e público em geral junto ao  Senac-AM, o que vem reforçando reforça o time de capacitação dentro dessa cadeia. 

O Sindechrsam vem articulando ano a ano essas parcerias, além da requalificação no atendimento visando o fluxo de turistas e visitantes no Estado e no município, o presidente do sindicato frisou que a capacitação também está voltada para valorização dos trabalhadores no mercado com melhor remuneração salarial. “Quanto mais qualificadas e competentes forem esses profissionais, maior a qualidade dos seus serviços. Um profissional qualificado com certeza tem melhor oferta de salário então essa oportunidade influencia bastate”, destacou. 

Laís Serrão, enfatizou que o objetivo da parceria é de qualificar e requalificar os trabalhadores com o foco em um melhor atendimento aos turistas e visitantes que chegam ao Estado para que estes tenham cada vez mais experiência única e recomendem o Amazonas para o mundo. Serão ofertados diversos cursos para área de bares, restaurantes, hotéis e similares. “Projeto esse de grande relevância para nossa sociedade, visto que Manaus é um destino muito procurado devido seus atrativos naturais e culturais”.