Início » Indicadores de qualidade garantem atendimento de excelência em saúde
Saúde

Indicadores de qualidade garantem atendimento de excelência em saúde

Ser a maior empresa de saúde da América Latina significa cuidar de mais de 15,8 milhões de vidas com qualidade e segurança. Esse é o tamanho da responsabilidade da Hapvida NotreDame Intermédica, referência no Brasil em áreas como emergência hospitalar, internação e obstetrícia e neonatologia. Afinal, por meio de indicadores de qualidade assistencial, esses segmentos são acompanhados e monitorados por toda a jornada do paciente, e têm apresentado médias superiores às acompanhadas pela Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAPH).

“O ótimo desempenho de nossos indicadores assistenciais traz assertividade para o modelo de negócio verticalizado e integrado, além de dar agilidade e aumentar a eficiência de nossos serviços”, afirma o CEO da Hapvida NDI, Jorge Pinheiro. Para o executivo, o investimento em tecnologia e inovação é essencial para entregar aos beneficiários produtos acessíveis e de qualidade superior.

Além dos resultados positivos, a empresa dispõe de indicadores exclusivos no mercado, reflexo do modelo de negócio diferenciado. “Ao praticar a nossa filosofia de priorizar a qualidade assistencial em nossa rede própria e de aliar a tecnologia ao cuidado, não só entregamos resultados superiores à média nacional, como ainda criamos indicadores inéditos no setor”, relata o vice-presidente de Operações Hospitalares e Serviços, Anderson Nascimento.

Um exemplo bem-sucedido nas estratégias de prevenção são os indicadores de paciente internado: no mês de setembro, houve apenas 0,87% de incidência de readmissões precoces em UTIs, quando o paciente volta a ser internado em menos de 48h de alta. Outra taxa de destaque diz respeito à média de infecção em cirurgias limpas, aquelas que não adentram as cavidades digestória, respiratória ou urinária: temos apenas 0,38% de incidência, enquanto a média da ANAHP aponta para uma média de infecção em 0,40% dos casos de 2022. Em relação à agilidade no atendimento emergencial, o tempo de espera na entrega de exames é de até 2 horas em 95,6% dos casos. Já nos exames de imagem, a taxa de agilidade da entrega é de 96,5%.

Quando o assunto é eletrocardiograma, o tempo é ainda mais reduzido: 99,7% são laudados em até 15 minutos, graças a uma combinação entre Inteligência Artificial (IA) e uma criteriosa avaliação da equipe de cardiologistas dos laudos emitidos, cujos exames apresentaram alterações. Desde a implantação do projeto, em 2021, não houve óbitos registrados relacionados à falha na interpretação do eletrocardiograma.

Outro indicador relevante está na área de obstetrícia e neonatologia: o incentivo ao parto adequado. Pensando nisso, a Hapvida NDI criou o programa de assistência pré-natal da medicina preventiva, o Gestar Bem. Nele, as gestantes têm acompanhamento até o pós-parto, e possuem assistência para decidir qual via de parto será a mais adequada para a sua gravidez. Muitas vezes a opção escolhida é a vaginal, já que favorece um menor tempo de internação hospitalar e de recuperação no puerpério, além de inúmeros benefícios para o recém-nascido. No programa, a taxa de partos vaginais realizados foi de 39,06%, no mês de novembro de 2023, contra 23,52% de média da ANAHP.