Segundo David Almeida, o motivo é que o município recebeu menos em repasse federal em 2023
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou, na terça-feira (19) que o abono do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) não será pago neste ano aos servidores da rede pública municipal de ensino.
Segundo o prefeito, Manaus recebeu menos recursos federais para a Educação em 2023 do que em 2022. Com a queda de repasses, não houve sobras para compor o abono.
”Esse ano nós recebemos menos do que o ano passado. E nós não temos saldo para fazer o abono este ano. Nosso compromisso é pagar a data-base no momento adequado”, declarou David.
O pagamento do abono chegou a ser questionado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) pela vereadora Professora Jacqueline (União Brasil) diante da expectativa criada pela categoria para o recebimento do abono, pago nos últimos quatro anos, nesse período de fim de ano.
O abono é um repasse que consiste no pagamento aos profissionais da educação básica quando o total da remuneração do grupo não alcança o mínimo exigido (no novo FUNDEB refere-se ao percentual de 70%) e que é repassado também quando os recursos do Fundo ainda não foram utilizados ao final do ano.
Adicionar comentário