Início » Projeto universitário revitaliza parada de ônibus histórica
Notícias Corporativas

Projeto universitário revitaliza parada de ônibus histórica

Estrutura de concreto armado inaugurada nos anos 60 foi completamente revitalizada com pintura, bancos e iluminação por alunos de Engenharia Civil e Arquitetura de centro universitário do Amazonas

Uma das paradas de ônibus mais antigas de Manaus, capital do Amazonas, foi revitalizada por meio de um projeto de extensão universitário e inaugurada em dezembro na cidade. Localizada na Avenida Carvalho Leal, em frente a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), na zona sul, a estrutura ganhou nova pintura, bancos e iluminação. 

Inaugurada em 26 de janeiro de 1960, a estrutura fazia parte do conjunto arquitetônico do Palácio Rodoviário (atual prédio da UEA) e foi construída em estilo modernista. Estruturada em concreto armado, sustentado por único pilar, contém laje delgada em balanço suportada por vigas invertidas e trata-se de um exemplar único na cidade.

No dia 2 de dezembro, a parada foi reinaugurada para uso da população. A revitalização da estrutura fez parte do projeto Moradia Popular, do Centro Universitário Fametro, que contou com 25 alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, em parceria com a prefeitura da cidade, sem custos aos cofres públicos. 

Segundo o professor Robson Ferreira, coordenador do Núcleo de Construção Civil do centro universitário, o projeto Moradia Popular, que existe desde 2013, já reformou casas de pessoas em situação de vulnerabilidade, mas neste ano focou na revitalização de um bem público e patrimônio histórico

“Os alunos impermeabilizaram, retiraram toda a camada de sujeira e pintura antiga, depois fizeram todo o emassamento da estrutura e pintaram. Antes a população esperava em pé, então foram colocados os bancos e também a iluminação. Foi uma revitalização geral e agora a parada foi devolvida de forma digna para os usuários do transporte público”, destacou. 

Um dos alunos que participou do projeto, Regivaldo Lima, do 9º período de Engenharia Civil, contou que atuar na revitalização do abrigo fez com que ele aprimorasse suas habilidades de trabalho em equipe, além de poder trabalhar em prol da sociedade. “Vi o serviço na prática, entendi a função de cada um na equipe foi uma oportunidade única e fico feliz que vai trazer uma melhoria para a cidade”.