Início » COP28 chega ao último dia sem consenso entre países sobre uso de combustíveis fósseis
Destaque Geral

COP28 chega ao último dia sem consenso entre países sobre uso de combustíveis fósseis

Objetivo era que se chegasse a um entendimento sobre a redução progressiva ao fim do encontro que acontece em Dubai

Com poucos indícios de acordo no último dia previsto para a COP28, a pressão sobre o presidente da cúpula, Sultão Al Jaber, para conduzir os 198 países a um acordo final ambicioso está em alta.

Sir Alok Sharma, ex-presidente da COP26 em Glasgow, que ocupou uma posição semelhante, falou à BBC Radio 4 nesta terça-feira (12). Ele expressou sua intenção de tentar reintroduzir a frase “eliminação progressiva dos combustíveis fósseis” no texto final, após sua remoção no rascunho divulgado na segunda-feira (11).

Sharma afirmou: “Ainda há uma oportunidade de alcançar um resultado histórico; a presidência e outros países não devem desistir. Estamos literalmente lutando pelo futuro das vidas de nossos filhos”, conforme reportado pelo Guardian.

Ativistas consideram países mais ricos ‘hipócritas

Especialistas do Sul Global e representantes de comunidades indígenas criticaram veementemente o comportamento hipócrita dos países ricos durante a última conferência de imprensa deste ano da Campanha Global pela Justiça Climática.

“Eu venho do ventre da besta. Todos os anos enfrentamos grandes incêndios florestais porque os Estados Unidos não conseguem reduzir as emissões na fonte, não conseguem manter [os combustíveis fósseis] no solo quando a ciência é clara”, declarou Thomas Joseph, residente de uma aldeia na Floresta Nacional de Six Rivers, no norte da Califórnia, profundamente afetada pela indústria de combustíveis fósseis