Início » Estudo Mercado Contábil aponta dados do setor
Notícias Corporativas

Estudo Mercado Contábil aponta dados do setor

Dados apontam que 41,97% dos escritórios contábeis atendem em nível estadual, indicando uma abrangência que ultrapassa as fronteiras municipais

De acordo com os dados levantados na pesquisa Mercado Contábil, realizado pela startup contábil HubCount em conjunto com a Linx, especialista em tecnologia, em publicação feita pela Money Report, 41,97% dos escritórios contábeis atendem em nível estadual, indicando uma abrangência que ultrapassa as fronteiras municipais.

A publicação informa que 19,87% estendem seus serviços para o âmbito nacional, e surpreendentes 1,75% afirmam atender também clientes no exterior. Esses números refletem a capacidade das ferramentas tecnológicas em superar barreiras geográficas, permitindo que os contadores expandam seu alcance para diferentes regiões, estados e até mesmo países.

Os resultados desta pesquisa recente revelam que a transformação digital está desempenhando um papel crucial no crescimento e na expansão geográfica do setor contábil no Brasil. O estudo em questão, conduzido por uma parceria entre a startup HubCount e a Linx, destaca que 63,59% dos escritórios contábeis entrevistados não se limitam a atender apenas seu município de origem, como dito anteriormente.

Márcio Shimomoto, presidente do Escritório de Contabilidade King, afirma que a transformação digital possibilita que, com o uso das novas ferramentas tecnológicas, o contador possa ter as informações fiscais necessárias para atender os seus clientes mesmo com a complexa legislação tributária de cada estado e município, quebrando assim as fronteiras nacionais, e também com a adoção do Brasil ao IFRS, que são as normas internacionais contábeis, abre-se a possibilidade de atender cada vez mais clientes internacionais.

Ainda de acordo com os dados do relatório apontado no início desta matéria, na publicação realizada pela Money Report cerca de 55,4% das empresas participantes da pesquisa possuem mais de dez anos de atuação no mercado. Além disso, outro ponto observado, segundo a publicação, é o número de empresas novas: 10,7% têm menos de um ano de existência, enquanto 11,5% dos escritórios atuam de um a três anos, sugerindo uma renovação do mercado.

Sobre um resumo geral do conteúdo desta matéria, Márcio fez uma afirmação. “Com a crescente utilização de ferramentas tecnológicas pelas empresas contábeis, aliadas à proximidade da reforma tributária, que deverá simplificar a complexa configuração tributária hoje vigente em nosso país, é uma questão de sobrevivência que a contabilidade volte às suas origens, e o contador, além de gerar os números, também a utilizem para auxiliar os seus clientes na gestão de seus negócios, sendo definitivamente o parceiro estratégico de seus clientes”.