Grandes empresas do país continuam apostando no trabalho híbrido. Entre as razões estão não só a motivação dos colaboradores, que preferem maior flexibilidade, mas também pelos altos custos operacionais e investimentos necessários para voltar às sedes mantidas antes da pandemia de covid-19.
A transformação no mundo do trabalho pós pandemia gerou grande impacto nas relações. Uma pesquisa realizada no mês de julho deste ano pelo IPESPE – Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas – para a FEBRABAN aponta que os modelos remoto e híbrido, somados, têm a preferência de mais da metade dos trabalhadores (56%), contra 44% que preferem o presencial.
Nesse contexto em que se busca o bem-estar dos times e a manutenção da competitividade das empresas, o trabalho híbrido é uma opção que pode proporcionar flexibilidade para aumentar ou diminuir a estrutura conforme o tamanho das equipes e a realidade do mercado.
A Flowork, coworking com quatro unidades no Rio Grande do Sul e Paraná, possui uma solução para empresas que adotaram este modelo de trabalho. “Identificamos uma nova demanda e passamos a oferecer escritórios com um grande número de posições de trabalho que poderiam ser facilmente readequadas”, conta Daniel Pocztaruk, CEO da Flowork.
Entre as empresas atendidas pela Flowork está a KingHost que mantinha uma sede própria em Porto Alegre. Após análise, a empresa verificou que não fazia mais sentido manter a estrutura em um momento que os modelos de trabalho estavam sendo realinhados. Atualmente são mais de 200 colaboradores atuando em diferentes modelos: trabalho presencial, modelo híbrido, teletrabalho integral e home office. As idas ao escritório são organizadas via aplicativo.
Além da KingHost, Sodexo, Page Group e Booking.com também optaram pela Flowork para readequação de sua estrutura.
Outro serviço que registrou aumento da demanda nos últimos dois anos é o Escritório Virtual, no qual as empresas podem escolher entre opções que contemplam endereço comercial, endereço fiscal para fins de registro na junta comercial, atendimento telefônico personalizado e gestão da correspondência. O coworking possui mais de 500 clientes ativos na modalidade que dá desconto nos serviços pay-per-use.