As tecnologias imersivas têm sido cada vez mais utilizadas no mercado imobiliário para atrair investidores ou o público final e impulsionar a comercialização de imóveis. Ferramentas para navegação dos projetos em 3D, como óculos de realidade virtual, inteligência artificial, e navegação imersiva, são algumas das tecnologias apresentadas pelas incorporadoras. As soluções interativas contribuem para os clientes conhecerem o projeto com mais profundidade.
Apesar dos avanços significativos no uso tecnologia pelas incorporadoras, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Segundo pesquisa “Termômetro do setor – Construção Civil”, realizado pela Falconi, consultoria de gestão empresarial e de pessoas, somente 15% das companhias utilizam inteligência artificial. A realidade virtual está em apenas 13% das 144 construtoras e incorporadoras que responderam ao levantamento. Além disso, só 3% das empresas utilizam soluções IoT (internet das coisas) e Blockchain.
Na Vitacon, incorporadora com 14 anos de atuação no mercado e mais de 100 projetos desenvolvidos em São Paulo, o desenvolvimento de tecnologias imersivas, visuais e interativas é realizado pela Vitatech, grupo multidisciplinar de tecnologia e inovação criado pela incorporadora para oferecer soluções completas para a experiências dos clientes.
Dentre as ferramentas desenvolvidas pela área está a Vitacon Explorer, que permite a navegação do usuário por completo do projeto em 3D. Num dos espaços conceito da empresa, ela é projetada em painel de LED de 10m², permitindo uma experiência imersiva. Ainda compõem a jornada de navegação da tecnologia: maquete virtual 3D, projeção da incidência solar nos ambientes, geolocalização usando o Google Maps (mapa da região em 3D), imersão no projeto (áreas comuns e apartamentos) 3D, entre outras funcionalidades
Além da Vitacon Explorer, outras ferramentas imersivas e interativas são a Vitacon Tour, um tour aéreo com vista 360º dos andares; Vitacon VR Experience, óculos de realidade virtual que permite a visualização de ambientes decorados em 3D e projetados no painel de LED (exclusivo para os clientes visitante dos espaços nas Ruas Frei Caneca e Oscar Freire), proporcionando uma experiência imersiva; e a Vitacon Interative, uma ferramenta touch com acesso a todos os materiais do portfólio da empresa, incluindo plantas, informações técnicas e vídeos.
“A Vitacon tem a tecnologia e inovação em seu DNA, não apenas na concepção e criação dos projetos, mas também no atendimento aos clientes e executivos de vendas. O objetivo é proporcionar a esse público experiências imersivas e muito próximas da realidade, proporcionando uma visão 360º dos nossos projetos e seus diferenciais”, explica o diretor de Marketing e Comunicação da Vitacon, Bruno Nuciatelli.
As ferramentas de tecnologia e imersão desenvolvidas pela incorporadora estão à disposição dos clientes e executivos de venda na loja conceito da Vitacon, localizada na rua Frei Caneca, 645.
Smart Chat
Além das tecnologias imersivas e interativas, a incorporadora lançou em outubro a Vitacon Smart Chat, ferramenta de inteligência artificial para atendimento ao cliente. O chatbot foi desenvolvido pela Housi, com o intuito de facilitar o dia a dia das incorporadoras, agilizando a captação de informações dos empreendimentos.
O principal objetivo da Vitacon Smart Chat é tirar todas as dúvidas do cliente sobre as características básicas do empreendimento, incluindo desde detalhes das plantas e as áreas comuns presentes no prédio, até informações da região e projeções sobre a rentabilidade do imóvel. O uso da inteligência artificial otimiza o atendimento ao cliente e dos executivos de vendas.