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Mais de 90% dos consumidores preferem indicações a anúncios

Um estudo da Nielsen revelou que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações pessoais do que em publicidade. A McKinsey identificou que o marketing boca a boca influencia 20-50% das decisões de compra, sendo mais efetivo que a publicidade paga. Influenciadores digitais são especialmente confiáveis para 63% dos jovens. Estratégias de parceria e indicações demonstram-se cruciais para o crescimento das vendas e captação de novos clientes

Um recente estudo da Nielsen trouxe à tona um fato surpreendente: 92% dos consumidores depositam mais confiança em recomendações de amigos e familiares do que na publicidade tradicional. Esta tendência é corroborada por uma pesquisa da HubSpot, indicando que 75% dos consumidores desconfiam de anúncios.

A importância do marketing boca a boca nunca foi tão grande, especialmente em tempos de primeira compra ou produtos de valor agregado. Um relatório da McKinsey destaca que o boca a boca influencia entre 20 a 50% das decisões de compra. Além disso, o boca-a-boca experiencial, baseado na interação direta do consumidor com produtos ou serviços, representa 50 a 80% de toda atividade nesse segmento. 

O estudo revela ainda que o boca a boca induzido pelo marketing é capaz de gerar mais do que o dobro das vendas em comparação com a publicidade paga, especialmente em setores como cuidados com a pele e telefonia celular. Isso ressalta a crescente eficácia desta forma de marketing no cenário moderno.

Em uma era dominada por influenciadores digitais, um estudo do Survey Monkey aponta que 63% dos consumidores jovens entre 18 e 34 anos confiam mais nessas figuras do que nas próprias marcas. No Brasil, 21% dos consumidores são influenciados por conhecidos em compras em lojas físicas, segundo a pesquisa da Hedgehog Digital em parceria com o Opinion Box.

Um estudo global divulgado pela Agilitypr sobre comportamento do consumidor indica que amigos, família e o uso do celular são os três principais fatores que influenciam as decisões de compra. Isso demonstra uma interação complexa entre influências tradicionais e digitais nas escolhas de consumo.

A indústria do marketing de influência, segundo um estudo da YouGov, está projetada para crescer cerca de 30,3% ao ano até 2028. Em 2021, plataformas focadas neste tipo de marketing captaram mais de USD 800 milhões em investimentos, com um crescimento global de 26% no oferecimento desses serviços. O Instagram, uma das principais plataformas para influenciadores, é utilizado por 80% das marcas engajadas nesta estratégia.

O estudo da YouGov ainda revelou que os influenciadores têm maior impacto em algumas categorias de produtos do que em outras. Por exemplo, 46% dos consumidores globais estão mais propensos a notar endossos de influenciadores de mídia social ao comprar roupas. Além disso, 45% dos consumidores tendem a notar influenciadores ao comprar produtos de mercearia e alimentação, enquanto 44% consideram essas recomendações ao decidir sobre entretenimento fora de casa.

O papel das indicações para vendas B2B 

No universo B2B, as indicações não apenas aceleram o ciclo de vendas e contribuem significativamente para a construção de relações comerciais sólidas e duradouras. Este método de aquisição de clientes, baseado na confiança e na credibilidade, tem se mostrado extremamente eficaz, especialmente em um mercado em que as decisões de compra são frequentemente complexas e altamente consideradas. 

Segundo Eduardo Rodrigues, COO do Moskit CRM, o papel crucial das indicações de parceiros na captação de novos leads para a empresa é fundamental.  “Uma das coisas que aprendemos analisando nossos dados é que a qualidade das indicações supera geralmente a quantidade. Em vez de gastar todo recursos em um volume maciço de leads por canais tradicionais, concentramos também nessa opção gerando leads altamente qualificados que vêm através de nossos parceiros”, explica Eduardo.

O Diretor de Operações explicou que, embora muitas empresas ainda subestimem o poder das indicações, no Moskit CRM, um programa de parceria estruturado tornou-se a segunda fonte mais eficaz de captação de novos leads. O diretor da empresa de CRM também destacou a importância de um programa de parceria bem desenvolvido, sugerindo que as empresas que não adotam tais estratégias estão perdendo oportunidades valiosas.

Rodrigues salientou que as indicações não apenas expandem a base de clientes de forma orgânica, mas também melhoram a qualidade e o engajamento dos leads. “O programa de afiliados é uma maneira excelente de gerar renda passiva. No Moskit CRM, oferecemos um programa de afiliados robusto que permite aos participantes ganhar dinheiro ao indicar nosso software a novos clientes. É uma abordagem ganha-ganha para nós e nossos parceiros.”