Início » Eleições 2024: Roberto Cidade ultrapassa Menezes e assume a terceira colocação nas intenções de votos
Política

Eleições 2024: Roberto Cidade ultrapassa Menezes e assume a terceira colocação nas intenções de votos

Roberto Cidade, atual presidente da Aleam, está de olho na cadeira de prefeito de Manaus e até então, conta com apoio de Wilson

O nome do presidente da Aleam é a aposta do governador Wilson Lima para disputar o cargo de prefeito de Manaus

Com o apoio de 22 deputados e 22 vereadores, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), assumiu a terceira posição na corrida pela Prefeitura de Manaus, deixando para trás nomes como o do Coronel Menezes (PL), do deputado federal Alberto Neto (PL) e do senador Eduardo Braga (MDB). É o que aponta a pesquisa eleitoral do Instituto Direto ao Ponto Pesquisas, divulgada nesta quinta-feira, 30.

Atual presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Cidade, que conta com o apoio do governador do Amazonas, Wilson Lima, caso confirme sua candidatura, ficou em terceiro, tanto na modalidade estimulada, quanto na espontânea. O resultado tem sido considerado positivo por aliados, já que o pré-candidato começou a figurar como postulante ao cargo de chefe do Executivo Municipal há pouco mais de um mês.

No primeiro cenário, Cidade alcançou 10,4% das intenções de votos. Em primeiro e segundo lugares ficaram o atual prefeito David Almeida (Avante – 29,3%) e o deputado federal Amon Mandel (Cidadania – 24,2%), respectivamente. Depois de Cidade, estão Coronel Menezes (8,9%), Alberto Neto (7,5%) e Zé Ricardo (PT – 6,3%). Brancos e nulos somaram 8,9% e não souberam opinar, 4,5%.

Na modalidade espontânea, David Almeida ficou com 18,2%, Amom Mandel com 5,7% e Cidade com 1%. Menezes e Braga empataram com 0,9% cada, Alberto Neto e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), somaram 0,6% cada. Não souberam opinar totalizaram 68,2%, nulos 3% e outros candidatos 0,9%.

O instituto de pesquisa ouviu 1.002 pessoas, com idade a partir de 16 anos, entre os dias 24 e 29 de novembro, nas seis zonas da capital. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais e para menos e a confiabilidade é de 95%.

A pesquisa foi realizada por entrevistadores treinados pelo Instituto Direto ao Ponto Pesquisas. Foram checados, no mínimo, 30% dos questionários de cada pesquisador, por supervisores de campo e, posteriormente, por conferência de áudios gravados dos entrevistados. A base de dados foi processada com SPSS. As entrevistas ficaram restritas à área urbana de Manaus.