Início » Campanha da Yakult incentiva a hidratação
Notícias Corporativas

Campanha da Yakult incentiva a hidratação

Com temperaturas atingindo quase 40 graus, ingerir líquidos com mais frequência é fundamental para evitar a desidratação

As previsões para o verão 2023-2024 indicam temperaturas acima da média, com mais chuvas e umidade, dias mais abafados e noites mais quentes na maior parte do Brasil, segundo a MetSul Meteorologia. Por causa disso, é ainda mais importante estar muito atento à hidratação, uma vez que o desequilíbrio hídrico causa sérias complicações ao organismo. A recomendação de ingestão constante de líquidos deve ser seguida por pessoas de todas as idades. No entanto, crianças e idosos devem ser ainda mais monitorados e assistidos, porque a desidratação nestas fases tende a trazer mais riscos à saúde.

A hidratação adequada ajuda a manter as estruturas celulares dos tecidos do corpo, transportar as substâncias reguladoras dos processos vitais do organismo e dissolver nutrientes, assim como mantém o bom funcionamento dos rins e a formação adequada das fezes. Em contrapartida, a redução de fluidos em aproximadamente 2% do peso corporal já pode levar a alterações na disposição, na capacidade cognitiva e até mesmo no humor.

No entanto, a pior consequência da falta de hidratação adequada é a desidratação, que está associada à perda de sais minerais e de eletrólitos, como sódio e potássio. “Quando o nível de água nas células diminui, o corpo se defende fazendo com que os rins reabsorvam mais água e, se o problema se agravar, pode haver repercussão significativa sobre a capacidade do organismo de executar suas tarefas mais vitais”, informa a nutricionista Adrianne Machado, do Departamento de Ciências e Pesquisas da Yakult do Brasil.

Além da ingestão insuficiente de água, a perda abundante do líquido com a produção excessiva de suor é a maior causa de desidratação em tempos de temperatura acima da média. A nutricionista explica que as necessidades hídricas são muito individuais e dependem de vários fatores, principalmente clima e prática de atividade física. “No adulto, por exemplo, a carência hídrica pode provocar fraqueza, queda de energia para as atividades habituais, baixa da pressão arterial e, às vezes, tontura”, detalha. Já as crianças costumam ficar mais chorosas, enquanto os idosos podem ficar prostrados ou agitados demais caso fiquem por muito tempo sem ingerir líquidos da forma correta.

Embora a água seja a primeira opção na hora da sede, outras fontes também são recomendadas para repor líquidos no organismo, como sucos, chás e bebidas isotônicas. Uma boa alternativa para quem não tem como preparar um suco natural é optar por bebidas prontas para consumo, que podem ser transportadas na bolsa ou lancheira – como as que fazem parte do portfólio da Yakult do Brasil. “Seja qual for a opção entre água ou suco, o essencial é sempre hidratar muito bem o organismo para ter uma vida mais saudável e evitar riscos desnecessários, especialmente no período mais quente do ano”, enfatiza a nutricionista da Yakult. A campanha de Natal da Yakult deste ano é com a bebida láctea fermentada Yodel. 

Mais informações
Fundada em 1955 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota, a Yakult Honsha, sediada em Tóquio, no Japão, pesquisa os microrganismos probióticos promotores da saúde. Presente em 40 países e regiões, a marca faz parte dos hábitos alimentares diários de mais de 40 milhões de consumidores no mundo. A filial brasileira completa 55 anos em 2023. Para outras informações, basta acessar o site www.yakult.com.br ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficialInstagram@yakultbrasil e TikTok/yakultbrasil.