Início » Série de vídeos ajuda jovens a aprender educação financeira
Notícias Corporativas

Série de vídeos ajuda jovens a aprender educação financeira

Produzida pelo Tino Econômico, trilha de aprendizagem traz 13 episódios curtos, cada um com tema diferente e uma linguagem adequada à geração Z.

O Tino Econômico, periódico do Brasil sobre economia e finanças voltado para o público juvenil, preparou uma trilha de aprendizagem para ajudar adolescentes a iniciar a fase adulta com conhecimento sobre educação financeira. A série conta com 13 episódios em vídeo, trazendo dicas e informações sobre o assunto. O conteúdo é gratuito e pode ser acessado no link.

Com uma linguagem adequada à geração Z, a trilha promove uma introdução ao universo financeiro e ensina como começar a poupar, a importância de ter maior controle do dinheiro, a diferença entre as modalidades de pagamento e as melhores práticas para ser um consumidor mais consciente.

“Aumentar o acesso dos adolescentes à informação de qualidade sobre assuntos financeiros e econômicos vai ajudá-los a lidar de forma mais responsável com o dinheiro, a desenvolver o senso crítico, e torná-los mais capacitados para contribuir com a saúde financeira do país. Por isso, a economia não deve ser um assunto exclusivo da fase adulta, ela faz parte de todas as etapas da vida”, explica a editora-chefe do Tino Econômico, Camila Pamplona.

Quase 50% dos jovens entre 18 e 24 anos no Brasil não controla as próprias finanças, segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Entre os motivos estão não saber fazer esse controle (19%), sentir preguiça (18%), a falta de hábito ou disciplina (18%) e a ausência de rendimentos (16%).

O cenário da inadimplência entre os jovens adultos brasileiros também reforça a necessidade de instruir a nova geração sobre o assunto. De acordo com o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa de setembro, pessoas de 18 a 25 anos representam 12,2% dos negativados por não conseguirem pagar suas contas em dia.

Na trilha de aprendizagem sobre educação financeira, os adolescentes ainda vão aprender conceitos e ferramentas que fazem parte da rotina, como o uso do cartão de crédito, a mecânica dos juros, os tipos de empréstimos disponíveis e quais os mais propícios para cada situação. Entender como começar a se planejar e os primeiros passos para investir também compõem a série, disponível online.