Início » Congresso de Cidades Inteligentes traz insights para varejo
Notícias Corporativas

Congresso de Cidades Inteligentes traz insights para varejo

Smart City Expo Congress reconheceu e premiou a cidade de Curitiba (PR) como a mais inteligente do mundo. Evento aconteceu em Barcelona, na Espanha, e serve como inspiração para os strip malls.

O Smart City Expo World Congress é um evento realizado anualmente, em Barcelona, Espanha, que reúne especialistas de todo o mundo para discutir ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades. Em 2023, o evento aconteceu entre os dias 7 e 9 de novembro.

Os números envolvidos no congresso – principal do mundo neste segmento – são maiúsculos. São 1.106 expositores, 25.300 visitantes, 577 palestrantes, 140 países e 800 cidades.

Entre os principais destaques, estão soluções e tendências apresentadas por países como Coreia do Sul, China, Japão e Arábia Saudita. Muitos insights, inclusive, podem ser aproveitados pelo varejo, especialmente o brasileiro. 

“Uma das frases das quais mais gostei foi a que define a cidade inteligente como aquela em que você utiliza facilidades sem notar, como resultado do tratamento dos dados e uso da tecnologia com foco na mobilidade, segurança e sustentabilidade”, explica Marcos Saad, sócio da MEC Malls, que faz a concepção e gestão de strip malls no Brasil.

Strip malls, ou centros de proximidade, são empreendimentos focados em conveniência. Eles reúnem diversos serviços dentre os quais os de primeira necessidade, alimentação, saúde e bem-estar e geralmente estão localizados em pontos estratégicos da cidade, com fácil acesso ao estacionamento para compras rápidas.

Entre as propostas de destaque trazidas no Smart City Expo World Congress 2023, destacam-se:

  • Incremento das bicicletas, carros e motos elétricas; 
  • Implementação de ciclovias em toda a cidade;
  • Veículos autônomos;
  • Descarbonização;
  • Digitalização da coleta e tratamento de resíduos;
  • Usinas de geração de energia por meio da utilização do lixo gerado dentro dos bairros;
  • Soluções para poluição e ruídos originados pelo excesso de tráfego;
  • Sistema integrado de obras e gerenciamento com controle remoto de equipamentos e uso da inteligência artificial para maior segurança em todo o processo.

“Além disso, prevalecem as propostas de gerar cidades totalmente interligadas pela tecnologia, com informações ‘on time’ sobre os principais eventos que podem impactar a vida cotidiana, circulação, conforto e segurança dos residentes, afetando diretamente as suas decisões”, completa Saad, que também é um dos fundadores e Presidente do Conselho da Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls).

O Brasil enviou cerca de 130 integrantes ao evento em Barcelona, por meio da FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e foram recepcionados pela Câmara do Comércio Brasil Catalunya (CCBC), cujo presidente do Clube de Negócios é Marcos Saad. “Nossa delegação foi composta por prefeitos, secretários, empresários e membros do SEBRAE de diversas cidades e consultores”, completa. 

Vale destacar que Curitiba (PR) foi eleita a cidade mais inteligente do mundo e ganhou o World Smart City Awards 2023 no evento. A premiação reconhece soluções de tecnologia e inovação que tornam a vida das cidades mais sustentável e eficiente.