Início » Minas Gerais é um dos celeiros da Música Popular Brasileira
Notícias Corporativas

Minas Gerais é um dos celeiros da Música Popular Brasileira

No dia 17 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Música Popular Brasileira, gênero tradicional do cenário musical brasileiro, que é repaginado até hoje com o surgimento de novos artistas de todas as regiões

Outubro é o mês da MPB. E tradicionalmente, no dia 17, é comemorado o Dia Nacional da Música Popular Brasileira, gênero tradicional do cenário musical brasileiro, que é repaginado até hoje com o surgimento de novos artistas de todas as regiões. Minas Gerais é um exemplo dessa história de evolução da MPB ao longo dos anos. 

O estado é um celeiro de músicos como Clara Nunes, Beto Guedes e Lô Borges, que ajudaram a criar a cena musical da MPB desde a década de 1960 e, até hoje são considerados grandes nomes da música brasileira.

Milton Nascimento, que é carioca de nascimento, mas mineiro de coração, também começou a carreira em Minas, e é um dos maiores nomes dessa história. Milton foi um dos fundadores do Clube da Esquina, em Belo Horizonte e foi no Estádio Mineirão, na capital mineira, que o artista fez seu último show da carreira, no fim do ano passado. 

Para Wallace Laender, vocalista da banda mineira Bistrô, “os artistas mineiros são expoentes da MPB, foram (e são) peças fundamentais para a construção da música popular brasileira como conhecemos hoje. Minas é tanto origem, como inspiração para as canções desses ícones e companheiros de gênero musical”, diz Wallace.

Com o passar dos anos, o estado de Minas Gerais ainda revelou outros grandes artistas, como Ana Carolina e Roberta Campos e a banda Pato Fu, que trouxeram a bagagem da MPB em suas músicas e imprimiram uma pegada nova para o gênero. Atualmente, a banda Lagum tem ocupado o lugar de revelação de Minas na “nova geração” da MPB, misturando a MPB ao pop, rock e afins. 

De acordo com Wallace Laender, apesar dos grandes nomes que surgiram em Minas, o momento da cena musical mineira ainda tem espaço a ser ocupado. “O nosso cenário é de tanta história, tantos artistas que saem de Minas e fazem sucesso em todo Brasil, são muitas referências e bagagem, que ficam concentradas em pouquíssimos artistas. Temos uma outra referência recente, a Marina Sena, que tem feito sucesso numa pegada mais pop. A MPB em Minas, por si só, tem talentos que podem ocupar este espaço tradicional e histórico”, comenta o vocalista da Bistrô.

Wallace explica que o estado é referência histórica não só na MPB, mas também no Pop Rock, com Skank e Jota Quest, e com a banda Sepultura de Heavy Metal que tem quase 30 anos de estrada e possui também carreira internacional. “Esse é o legado de Minas na história da músic banda a brasileira, tanto aqui quanto internacionalmente, seja pela MPB ou por outros gêneros com raízes no nosso celeiro”. 

Banda Bistrô

A banda Bistrô, da Sony Music, surgiu em 2012 em Belo Horizonte com a reunião de três irmãos: Wallace Laender, voz e violão, Peterson Soares, no baixo, Winil, na guitarra e o irmão de coração Leonardo Brito, na bateria. Entre os sucessos da banda está a faixa “Te amando calado” cujo clipe possui mais de dois milhões de visualizações no YouTube. 

Batizado Bistrô – numa alusão direta aos dotes culinários que os integrantes do grupo têm (são três Chefs de cozinha e um Sommelier), o grupo lançou em 2022 o EP “Minha preta”, com a chancela da Sony Music. Em 2023, a banda Bistrô enveredou-se pelo universo de Moraes Moreira e Luiz Galvão, dois grandes nomes da MPB que integraram a banda Novos Baianos, sucesso nos anos 70, e gravou a música “Amigo Joel”, composição de Moreira e Galvão. A faixa faz parte do DVD “Bistrô ao Vivo”, projeto recém-lançado que conta com músicas autorais da banda e regravações de clássicos da música popular brasileira.