Início » MST invade área da Embrapa e diz que governo Lula não cumpriu acordos
Destaque Política

MST invade área da Embrapa e diz que governo Lula não cumpriu acordos

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiu novamente a área da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Petrolina, no sertão de Pernambuco. O movimento acusa o governo federal de não cumprir os acordos prometidos em abril.

A invasão ocorre na véspera do evento Semiárido Show, programado para os dias 1º a 4 de agosto na unidade da Embrapa de Petrolina. O MST diz que a reocupação durante o evento tem como objetivo chamar a atenção das autoridades sobre a necessidade urgente de implementar a Reforma Agrária.

O movimento afirma que desde as negociações com os órgãos competentes, não houve avanço nas pautas e os acordos ficaram estagnados. O MST pede que o governo federal cumpra os acordos e implemente a Reforma Agrária, garantindo a terra para os trabalhadores rurais sem terra.

A invasão da Embrapa é mais um capítulo da luta do MST pela Reforma Agrária. O movimento vem lutando há décadas por uma reforma agrária justa e igualitária, que garanta a terra para os trabalhadores rurais sem terra. A luta do MST é importante para a construção de um Brasil mais justo e igualitário.thumb_upthumb_downsharePesquisar no Google

O MST havia ocupado a área da Embrapa em abril – mês no qual o Movimento tradicionalmente realiza um número maior de ações para promover a reforma agrária –, e deixou o local após negociações com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Segundo o comunicado do Movimento, foram prometidos pelo governo federal na ocasião: a destinação de parte da área para a reforma agrária; repasse de áreas para assentar as famílias que faziam parte da ocupação; e a recriação da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Petrolina.

No comunicado, o MST afirma que “já fazem 4 meses desse acordo, que tinha como intenção principal: distensionar a situação em Petrolina, resolver o problema do acampamento e ao mesmo tempo permitir que a Embrapa pudesse realizar o Semiárido Show”.

“O MDA rompeu com todos os acordos e tenta fazer o Semiárido Show sem cumprir nada do que foi acordado para resolver a questão das famílias acampadas”, diz o comunicado. O MST acrescenta que não quer atrapalhar o evento, mas não vai permitir sua realização “se não for cumprido o mínimo do mínimo”.

O Semiárido Show é uma feira de inovação tecnológica voltada para a agricultura familiar do semiárido brasileiro. O MST diz que aguarda a presença do governo federal, que compareceria ao evento através do MDA e do Incra, para novas negociações.

De CNN Brasil.